Trabalhadores em greve fazem protesto em reunião do CES-MG e programa de TV sai do ar

Marcada para debater o relatório de gestão da saúde em 2010, a reunião do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) foi marcada pelo protesto dos trabalhadores da saúde em greve desde o dia 28 de junho. Os trabalhadores levaram faixas com o objetivo de dialogar com os espaços do controle social da saúde no estado. A reunião, que era transmitida ao vivo pelo canal Minas Saúde, foi retirada do ar no momento do protesto. A reunião do CES aconteceu nesta segunda-feira (04/07).

Com o objetivo de colocar o tema da greve em debate, os trabalhadores ocuparam o estúdio de gravação com faixas da greve. O vice-presidente do Conselho, Geraldo Heleno, suspendeu a transmissão do programa e solicitou que as faixas ficassem afixadas no final do auditório onde a reunião acontecia.

Após manifestações contraria a censura, a mesa diretora retomou o programa ao ar. Com a atuação dos trabalhadores, o movimento grevista foi pautado e recebeu falas de apoio durante a reunião. A mesa diretora deliberou que irá encaminhar um ofício ao governador pedindo que negocie efetivamente com a categoria da saúde.

A reunião foi convocada para votar o relatório de gestão de 2010. A votação foi apenas sobre execução orçamentária. Já o cumprimento da Emenda Constitucional 29 que prevê 12% do orçamento para a saúde não foi apreciada.

Maquiagem nos gastos da saúde

A maquiagem dos investimentos na saúde foi tema de reportagem no jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira (04/07). Segundo o jornal, Minas Gerais declarou ter gasto R$2,7 bilhões com saúde em 2008, o equivalente a 13% de suas receitas. “O governo federal desconsiderou R$835 milhões, reduzindo as despesas do Estado com o setor para 8,6%.”

O jornal informa que as despesas são contabilizadas em reformas de presídios, apsentadorias de funcionários públicos e outras atividades de outras áreas.

site1 - DSCF0915.jpg  site 3 - DSCF0918.jpg site 2 - DSCF0920.jpg

Veja o vídeo com a fala do diretor Paulo Carvalho no momento em que o programa foi censurado