Sind-Saúde chega à Extrema

Negociações começam em busca de melhoria de condições de trabalho para os trabalhadores da saúde na cidade

180709-Extrema-sindicato-asembleia

Mais um ponto facultativo e diretores do Sind-Saúde/MG puseram-se na estrada para visitar Extrema a quase 500 Km de Belo Horizonte. O município conta com mais de 33.000 habitantes conforme dados do IBGE de 2016. Para o atendimento de saúde o portal da transparência da cidade informa dispor de cerca de 450 trabalhadores, sendo o SUS o sistema primordial para o atendimento à população. A visita do Sindicato foi motivada por solicitação dos trabalhadores e foi programada para ocorrer em dois momentos. Primeiro, realização de uma assembleia para apresentar o sindicato, acolher demandas para construir pauta a ser negociada e eleger representantes sindicais para dar seguimento ao processo de negociação. Esse primeiro momento ocorreu na quinta-feira (05/07).

No segundo tempo, os diretores programaram a primeira reunião com o gestor da saúde representado pelo secretário André Borges para, além de apresentar o Sindicato e os representantes sindicais eleitos, tratar da pauta construída pelos trabalhadores para iniciar o processo de negociação.

Primeiro dia

No dia 05 de julho pela manhã, foi realizada uma visita à unidade de pronto atendimento para reafirmar o compromisso do sindicato enquanto representante legal dos trabalhadoras e trabalhadores da saúde. No período da tarde ocorreu a assembleia no espaço da Secretaria de Meio Ambiente a partir de 13h. A dificuldade de liberação dos trabalhadores fez com que os diretores presentes, Neuza Freitas e Gilberto Fragoso, inovassem para permitir a participação ampla. Foi a primeira assembleia realizada em grupos até que toda a equipe fosse ouvida pelo sindicato.

Inicialmente, identificou-se que a maioria dos trabalhadores têm vínculo contratual sendo que é do conhecimento dos trabalhadores de que apenas um técnico de enfermagem tomou posse na unidade de Pronto Socorro. Esse servidor foi aprovado no concurso público realizado recentemente pela Consesp – Consultoria em Concursos Públicos e Pesquisas Sociais – uma empresa do estado de São Paulo e que estabeleceu um requisito de acerto mínimo de 70% da prova para classificação.

Reivindicações

Inúmeras demandas foram trazidas pelos trabalhadores, o que gerou uma pauta de 11 (onze) itens para apresentação ao secretário de saúde. Dentre elas tiveram questões macro como redução da jornada de 40 para 30 horas sem redução salarial além de outras de cunho trabalhista.

A prática da jornada de 40h para trabalhadores da saúde que exercem o trabalho como plantonistas de 12x36h já é comprovadamente exaustiva e a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a necessidade de redução para proteger o trabalhador e os usuários que recebem o cuidado.

Negociação no segundo dia

No dia seguinte, 06 de julho, o Sindicato foi recebido pelo secretário de saúde e uma comissão composta por outros seis funcionários com cargos comissionados representando o Recursos humanos e a gestão do Pronto Socorro. Esse encontro ocorreu no Centro Psicossocial no período da manhã por solicitação do sindicato já que à tarde seria ponto facultativo em decorrência de jogos da copa mundial de futebol e para facilitar o retorno da equipe do Sindicato à Belo Horizonte.

180709-Extrema-sindicato-negociacao

Nessa reunião o Sindicato apresentou-se aos gestores junto com as trabalhadoras Lilia Neves e Andreia Moreira eleitas para representação do Sind-Saúde no município, além dos onze itens de pauta construídos a partir das demandas dos trabalhadores.

Cada item foi discutido e a gestão solicitou um prazo de 20 dias contados a partir do recebimento formal da pauta para resposta. O Sindicato reafirmou ser urgente que os pontos cuja demanda são trabalhistas sejam resolvidas imediatamente. Hoje, dia 09 de julho, o Sind-Saúde já formalizou, por ofício, as demandas dos trabalhadores e encaminhou à Secretaria de Saúde.

Por fim, os diretores do Sind-Saúde ressaltam a importância dos trabalhadores filiarem-se a entidade sindical, o que autoriza o débito de 1% de desconto em seu salário base todo mês. Quando isso ocorre o trabalhador potencializa sua força na negociação e se mostra unido em prol de pautas coletivas do trabalho.

SUS em Extrema

O serviço público de saúde da cidade conta com a rede de atenção básica, um pronto socorro e um hospital público com previsão de 64 leitos cuja previsão para término da construção será em 2019. No momento, os pacientes são encaminhados para o Hospital da rede privada da cidade, Hospital e Maternidade São Lucas, cuja propriedade é do antigo prefeito do município.

180709-Extrema-sindicato-negociacao01

180709-Extrema-sindicato-negociacao02

180709-Extrema-sindicato-representacao

Trabalhadores eleitos para representação sindical do município Lilia Neves e Andreia Moreira