Servidores da Unimontes reivindicam que gratificação seja incorporada

Na manhã desta segunda-feira, 16/11, diretores do Sind-Saúde e servidores da Unimontes se reuniram com representantes do governo

01

A reunião realizada ontem pela manhã na Cidade Administrativa teve como pauta uma demanda antiga dos servidores da Unimontes: extensão e incorporação da gratificação concedida em 2012. Os servidores da Unimontes e das demais instituições do sistema estadual de saúde tiveram direito a essa gratificação complementar, que naquele momento “substituiu” a correção salarial, que era reinvindicação dos trabalhadores. As demais instituições já conseguiram que esse benefício fosse incorporado ao salário, mas os servidores da Unimontes há três anos seguem nessa luta.

Na reunião, o Sind-Saúde ressaltou que já foi feito um estudo do impacto financeiro dessa incorporação e que já foi apresentado à Seplag (Secretaria de Planejamento). Desde a última reunião para tratar o tema, em maio deste ano, não houve posição e retorno do governo.

Mais uma vez, o governo afirmou o déficit orçamentário como obstáculo para priorizar os direitos dos servidores. Porém, mesmo sem data definida, assumiu o compromisso de realizar a incorporação unificada: gratificação somada ao abono de R$ 190 para os trabalhadores da Unimontes e Uemg. A intenção é também já conseguir avançar no plano de carreiras com essa ação. A próxima reunião para tratar do tema será em janeiro de 2016, após a divulgação do relatório quadrimestral. De acordo com o governo, somente após a análise desse relatório será possível definir prazos.

Mais visibilidade

02

Os servidores da Unimontes e representantes do Sind-Saúde aproveitaram a reunião para expor sobre a realidade da Universidade. Desde o último concurso, houve perda de profissionais; o que gera acúmulo e desgaste para os que ainda trabalham na instituição. Como reflexo do sistema de saúde, lá também vários trabalhadores estão adoecendo e preferem procurar outro emprego na iniciativa privada por falta de valorização do estado.

Foi colocada a necessidade de realizar um novo concurso para preencher os gargalos que prejudicam o funcionamento na instituição. Além disso, o Sindicato afirmou que os servidores da Unimontes são também essenciais na construção do sistema estadual de saúde e por isso vão seguir lutando por mais valorização e garantia dos seus direitos.