Saúde mantém estado de greve

Trabalhadores aprovam o alerta e continuam mobilização

Assembleia 16 capa

Por unanimidade, os trabalhadores da saúde aprovaram a manutenção do estado de greve e a organização de comissões para fortalecer a mobilização e acompanhar a tramitação do Projeto de Lei 3874 que está parado na Comissão de Administração Pública na Assembleia Legislativa (ALMG). A assembleia realizada nesta quarta-feira (16) mostrou a determinação dos trabalhadores de lutar por avanços e impedir o arrocho salarial que o governo propõe para o funcionalismo. Os trabalhados também aprovaram a unificação das lutas do funcionalismo com um primeiro ato de protesto em conjunto com a educação na tarde desta quinta-feira. Nova assembleia geral da saúde acontece no dia 13 de novembro, após as rodadas de negociações com o governo.

Durante a assembleia, foi informado que o governo agendou uma reunião para assinatura do termo de acordo para a próxima sexta-feira às 14 horas. Os trabalhadores criticaram muito alguns pontos do acordo e questionaram o fato de excluir diversas carreiras da saúde nas negociações. Outra reunião que os trabalhadores aguardam novas propostas do governo é na Mesa de Negociação do SUS que acontece no dia 24 de outubro. Nesta reunião a expectativa é que aconteçam acordos para mudanças nas distorções de diversas tabelas da saúde.

Reajuste e Plano de carreira

Foram feitos relatos de como estão as mobilizações nos diferentes órgãos da saúde. Em todas as falas os trabalhadores mostraram a revolta da categoria em relação ao reajuste zero, a suspensão da revisão do plano de carreira e as propostas separadas do governo que não contemplam o conjunto dos trabalhadores.

Comissões de trabalhadores

Enquanto aguardam o posicionamento do governo sobre a mudança do novo termo de acordo e novas propostas, o s trabalhadores estarão organizados em duas comissões. A primeira fará interação com deputados para que intercedam na negociação com o governo e agilizem na tramitação do PL que está no legislativo. Reuniões com parlamentares já foram agendadas.

A segunda comissão se reunirá em conjunto com a diretoria do sindicato para que os trabalhadores sejam organizados e informados na base sobre o processo de negociação e para uma mobilização maior de resistência ao governo.

Apoio

Acompanharam a assembleia a presidente da CUT/MG e coordenadora do Sindicato dos trabalhadores da educação (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, o presidente do Sindicato da Polícia Civil (Sindpol) Denilson Martins, o representante da associação de estudantes de Belo Horizonte, Bruno, e os parlamentares Rogério Correia e Adelmo Carneiro Leão.

Assembleia 16 a

Assembleia 16 b