Saúde em Neves entra em colapso e Núcleo do Sind-Saúde manifesta profunda preocupação com déficit de trabalhadores

Em reunião com o secretário municipal de saúde Rodrigo Augusto Vieira nesta manhã de segunda-feira (29/03), o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves buscou informações sobre as ações da prefeitura diante do arroxamento dos serviços de urgência e emergência do município devido o alastramento dos casos de Covid-19. O secretário afirmou que a saúde na cidade colapsou e que, diante das medidas da onda roxa, foi feita a descentralização dos atendimentos azul e verde para as unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As duas UPAs e o único hospital que existe no município não comportam mais a demanda de atendimento.

A direção do Sind-Saúde Núcleo Neves manifestou a preocupação dos atendimentos nos ESFs e questionou se as unidades estão equipadas com pessoal e aparatos mínimos para o atendimento dos usuários do SUS e as condições de trabalho. O secretário informou que em dez unidades faltam médicos. Ele relatou a dificuldade de contratar e afirmou que as unidades terão a disposição uma ambulância para transferência de usuário em caso de falta de médico.O secretário pontuou que as urgências irão absorver os casos pela classificação amarelo, laranja e vermelho. Já os casos azuis e verdes a orientação é retomar para as equipes do ESFs .

O secretário informou também que todas as unidades contam com o carrinho de urgência e emergência. Segundo a gestão, a prefeitura está com boa provisão de oxigênio, mas que tem casos que demandam muito e estão buscando cilindros vazios para estocar. A respeito dos insumos e medicamentos, foi informado que o município comprou, mas foram confiscados pelo Estado e a prefeitura de Neves aguarda a resposta. Uma videoconferência marcada para essa segunda com o Estado tratará o tema e pedirá suporte .

Ainda durante a reunião com Sindicato, o secretário afirmou que a aquisição do capacete de Ventilação Mecânica não Invasiva é uma alternativa da intubação em momentos mais leves. Ele afirmou que foram comprados dez unidades para o início, estão no processo de compras de macas e monitores, sem ter previsão de efetivação das compras. Foi feita uma parceria com o Hospital Sofia Feldman para absorver as gestantes de Ribeirão das Neves, o Hospital São Judas vai atender apenas os partos urgentes que não tem mais tempo de encaminhar à Belo Horizonte. Com a medida, serão transferidos mais 18 leitos da maternidade para atendimento Covid-19.

O secretário informou que não conseguirão abrir mais 5 leitos de UTIs- Covid que pretendiam devido ao prazo da carência e precisam contar assim com as salas de suporte ventilatório. O secretário reafirmou que agora é fundamental a conscientização da população para o agravamento da situação.

O Sind-Saúde se coloca na defesa do trabalhador e como colaborador no combate à pandemia.

Veja a carta à população produzida pelo Núcleo com objetivo de conscientizar a população sobre o grave momento: