São João do SUS

Conselho Estadual de Saúde promove ato público

em defesa do SUS – O 24 de junho – São João do SUS


São João do SUS


 

   Com as constantes ameaças sofridas nos últimos meses, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais está convocando a sociedade para se mobilizar em prol do Sistema Único de Saúde (SUS). Está previsto um seminário, no dia 23 de junho, abordando a conjuntura do Sistema Único de Saúde e, no dia 24, às 14 horas, o 2ª Ato Público do Conselho Estadual de Saúde em Defesa do SUS, que faz parte da mobilização nacional intitulada São João do SUS, na Praça Sete, Centro, Belo Horizonte.


 

  O Seminário em Defesa do SUS acontecerá no dia 23, quinta-feira, a partir das 19 horas, no auditório do Núcleo Regional do Ministério da Saúde. Contará com a participação dos palestrantes convidados Haroldo Jorge de Carvalho Pontes (psicólogo sanitarista, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – Conass), Conceição Rezende (Ouvidora de Saúde do Estado) e Alzira Jorge (ex-secretária adjunta de Estado de Saúde de Minas Gerais). Ainda na mesma noite, acontece o lançamento do site institucional do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (ces.saude.mg.gov.br).

 


  No dia 24, a Praça Sete será mais uma vez palco de manifestações populares, com o “São João do SUS”. Aproveitando a data tradicional, o Conselho Estadual vai dar visibilidade pública às ameaças ao SUS feitas recentemente, como os cortes drásticos de recursos que poderão refletir na redução da cobertura de programas e serviços prestados à população. Serão distribuídos panfletos e esclarecidas as dúvidas da população pelos conselheiros de saúde.

 


  A mobilização em defesa do SUS foi convocada pelo Conselho Nacional de Saúde e será realizada em todos os estados e municípios brasileiros na mesma data (24 de junho).

 

 

 


Programação:

 

 

 


23 de junho – quinta-feira

Seminário em Defesa do SUS e lançamento do site institucional do CESMG
19 horas – Sede do Núcleo Regional do Ministério da Saúde – R. Espírito Santo, 500 – 16º andar – Centro – Belo Horizonte


Coordenação da Mesa: Ederson Alves da Silva (vice-presidente do CESMG, CUT-MG).

Palestrantes: Haroldo Jorge de Carvalho Pontes (Conass), Conceição Rezende (Ouvidora de Saúde do Estado) e Alzira Jorge (ex-secretária adjunta de Saúde).

 

24 de junho – sexta-feira

São João do SUS e Pipoca – 2º Ato Público do CESMG em Defesa do SUS
15 horas – Praça Sete – Centro – Belo Horizonte