Salário atrasado

Parcelamento do salário continua até outubro e 5º dia útil não é mais garantia

1º governo comunica escala pagto seg. semestre 2016

A sala de reuniões na Cidade Administrativa estava cheia de representantes do funcionalismo na manhã desta sexta-feira (01/07) para ouvir que mais uma vez os escolhidos para pagar a conta da crise no Estado são os(as) trabalhadores(as). O escalonamento dos salários será mantido até, pelo menos, o mês de outubro e a medida de contenção atinge agora todos(as) os(as) servidores: segundo o governo, 75% do funcionalismo não terão o salário parcelado, mas o pagamento no 5º dia útil do mês não é mais garantia.

O anúncio foi feito pelo secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, e da Fazenda, José Afonso Bicalho, aos representantes de 34 sindicatos do funcionalismo estadual. A linha de corte para parcelamento se mantém como apresentado desde janeiro. Os(as) servidores(as) que ganham até R$3mil recebem em parcela única, de R$ 3mil a R$ 6mil, em duas parcelas, e quem recebe acima de R$ 6 mil terá três parcelas de pagamento.

Veja como fica o calendário:

Salário de Julho:  10, 15 e 18 de agosto (1ª, 2ª e 3ª parcela respectivamente)

Salário de Agosto: 9, 14 e 19 de setembro

Salário de Setembro: 10, 14 e 18 de outubro

O Sind-Saúde/MG questiona mais uma vez a opção do governo estadual de colocar a conta do déficit nas mãos dos(as) servidores(as). Enquanto as medidas de austeridade são apontadas ao funcionalismo, outras ações como o combate à sonegação e diminuição das verbas altíssimas de publicidade não são revistas.

Compromissos com a saúde

O diretor do Sind-Saúde/MG André Moreti, que acompanhou a reunião, chamou atenção para o cumprimento dos acordos já estabelecidos com as categorias, em especial com a saúde. Em resposta, o governo afirmou que o anúncio desta reunião não impacta as negociações setoriais com cada sindicato.