Salário atrasado em Minas

Chega quinto dia útil e servidor com contas no vermelho

carteira vazia servidor estadual MG
Chegou o quinto dia útil do mês e o funcionalismo mineiro amarga os salários atrasados imposto pelo governo Pimentel. É com revolta e indignação que o Sindicato Ùnico dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) recebeu um comunicado, enviado na tarde desta quinta (07/12), com a escala de pagamento, que além de parcelar os salários de servidores impõe um atraso no recebimento. É preciso repetir que as contas dos(as) servidores(as) não aguardam a boa vontade do governo em pagar o que é de DIREITO do funcionalismo. Um ponto básico do direito do trabalhador é ver seu salário em sua conta ao final do mês trabalhado. É inaceitável o governo agir de forma tão desrespeitosa com o trabalhador. No comunicado, enviado tardiamente aos representantes dos(as) trabalhadores(as), o governo continua sem informar uma linha sequer sobre o pagamento do 13º salário.

A categoria da saúde está se mobilizando contra esse absurdo. Em assembleia realizada na Hemominas, os servidores aprovaram paralisação no dia 13 de dezembro. O Sindicato convoca toda a categoria a se organizar através da luta sindical para barrar esse desrespeito.

O Sind-Saúde/MG reafirma seu repúdio à maneira com que o governo do estado tem conduzido os pagamentos dos servidores e servidoras. É inadmissível que o que o senhor governador chamou de “crise herdada” venha pesar, sobretudo às costas dos trabalhadores.

Que tem sido recorrente a falta de responsabilidade do estado com o pagamento dos funcionários, isso já é sabido. Mas ainda mais revoltante é quando o governo resolve fazer da informação sobre o pagamento uma caixa preta, deixando o trabalhador ainda mais angustiado sobre o recebimento de seu salário e direitos.

Não bastasse o servidor que trabalha o mês inteiro ter que se contentar com o seu pagamento dividido em três parcelas, agora também deve se conformar com a insegurança de não saber em que dias do mês receberá.

E o décimo terceiro Pimentel? Para quem se esqueceu, esse é um direito e deve ser tratado com seriedade. Quando o governador deixa a crise cair sobre as costas do povo trabalhador dos setores públicos, isso afeta não apenas a quem deixa de receber seus salários, mas a todos nós que dependemos deste serviço. A indignação neste caso, deve ser de toda a população.

Governador, até quando irá negar o direito do servidor?

** Abaixo veja a íntegra do comunicado do governo divulgado nesta quinta(7):

“A Secretaria de Estado da Fazenda informa as datas do mês de novembro para o pagamento dos salários dos servidores públicos do Executivo Estadual:

– 1ª parcela: 14/12(quinta-feira)
– 2ª parcela: 22/12(sexta-feira)
– 3ª parcela: 28/12 (quinta-feira)

Os critérios adotados no escalonamento continuam os mesmos:

– servidores com salário de até R$3 mil líquidos (75% do funcionalismo) recebem integralmente na primeira parcela;
– servidores com salários até R$ 6 mil líquidos (17% do funcionalismo) recebem uma parcela de R$3 mil e o restante na segunda parcela;
– servidores com salário acima de R$6 mil líquidos (8% do funcionalismo) recebem R$3 mil na primeira parcela, R$3 mil na segunda parcela e o restante na terceira parcela.”