Sabatina da Saúde na ALMG

Ameaça de privatização e baixos investimentos são criticados por deputados

19 sabatina almg saude

Os números do primeiro quadrimestre do ano apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Pereira, com baixíssimos investimentos na área não convenceram os deputados. A Comissão de Saúde cobrou a execução pelo menos do mínimo do orçamento em saúde. Uma outra preocupação levantada durante a reunião da última quarta-feira (19/6) que faz parte da iniciativa do Assembleia Fiscaliza, foi a abertura para iniciativas privadas assumirem hospitais em Minas Gerais.

O secretário disse que estuda o que fará com as unidades hospitalares que estão com obras paralisadas. Segundo ele, até agosto o governo decidirá se as gestões podem ser compartilhadas com consórcios municipais ou repassados à inciativa privada. Na Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), a preocupação é em relação à proposta de Organização Social (OS). Dizendo não estar convencido de nada, o secretário afirmou que a ideia veio da Seplag e faz parte de um estudo em aberto desde 2018.

A deputada Beatriz Cerqueira criticou veementemente a proposta de OS. “É trazer o que deu errado em outros estados para testar em Minas Gerais. Sabemos que os custos aumentam muito com o passar dos anos.”

Sobre o exercício de 2019, o secretário apresentou a baixa execução de programas como vigilância epidemiológica (2,51%), vigilância sanitária (5%) e assistência farmacêutica (0%). Os deputados exigiram melhores resultados para o segundo quadrimestre do ano. O secretário afirmou que a SES-MG tem um déficit de R$6 bilhões no início da gestão e que o momento é para “preparar a política para quando o dinheiro chegar”. Para o secretário, a prioridade do governo está na alta complexidade e listou a questão relacionada ao medicamento, urgência e emergência como foco principal.

A galeria estava lotada de servidores da saúde que cobravam investimentos e questionavam as propostas de privatizações. Representantes de colônias de hansenianos também estiveram nas galerias durante a audiência.