Rodada de negociação 2015

Reunião Fhemig 13

Como parte do cronograma de negociações estabelecido entre o Sind-Saúde e o governo estadual, aconteceu nesta segunda-feira (13/04) reunião entre o sindicato e a direção da Fhemig para debater pontos específicos da pauta de reivindicações. O pagamento da Giefes, mudanças no plantão estratégico, abono de emergência, redução da jornada sem redução salarial e a padronização de normas para as unidades da Fhemig foram pontos debatidos durante a reunião. Nesta terça-feira (14), uma nova reunião dará continuidade às discussões com a participação da Seplag, SES e Fhemig.

Veja os pontos discutidos:

Participação em cursos de capacitação

Foi entregue ao Sind-Saúde o relatório elaborado pela CEPEP para a análise do Sindicato.

Plantão Estratégico

A Fhemig informou que realiza estudo para que o  pagamento do plantão estratégico seja retirado do montante de 30% destinado à distribuição da Giefes aos servidores. Sendo assim, o recurso para o pagamento do plantão estratégico será retirado dos 70% destinado a gestão de recursos.

Folga dos plantões

A norma atual será revisada. Uma nova proposta será enviada ao Sind-Saúde até sexta-feira (18/04).

Critério para pagamento de Giefes

A Fhemig mantem o acordo feito com o Sind-Saúde para revisar os critérios da Giefes em uma comissão com participação do Sindicato.

Liberação para o dia de prova (normatização)

Está garantido o direito a todos os servidores estudantes. A normatização será encaminhada às unidades.

Ponto facultativo

A Fhemig irá informar os serviços de gestão de pessoas de cada unidade esclarecendo o ponto facultativo e a o pagamento em feriado para diaristas.

Troca de plantão

A Fhemig afirma que também irá encaminhar a normatização às unidades. A nota técnica garante três trocas e mais uma com autorização da chefia.

Pagamento hora-extra

O Sind-Saúde questiona a forma de calculo da hora exta e reivindica que seja incluído na soma o vencimento do servidor com todas as vantagens. A Fhemig concordou e irá fazer o acerto.

Avaliação de desempenho, insalubridade e perícia médica

Foi agendada para o dia 05 de maio, de 09 às 13 horas, reunião para apresentação da Coordenação de Avaliação e Acompanhamento Funcional (CAAF) e Gerencia de Saúde e Segurança do Trabalhador (GSST) sobre a avaliação de desempenho no âmbito da Fhemig e as modificações feitas na perícia médica e laudos de Gratificação de Risco.

Abono de emergência

O Sindicato solicita a extensão do abono de emergência para todas as unidades e setores não contemplados. O Sind-Saúde reivindica também a alteração do atual Decreto, modificando o abono de emergência para abono de retaguarda, nos moldes da Portaria do Ministério da Saúde. A Fhemig fará o estudo sobre o impacto financeiro da proposta.

Portaria de Férias regulamentar para plantonista

Com a solicitação do Sindicato, a Fhemig elaborou Portaria que regulamenta o início das férias do plantonista no dia do seu plantão.

30 horas

O Sind-Saúde também reafirmou que o debate sobre a redução da jornada de trabalho tem que ser feito sem prejuízo dos salários. A diminuição da jornada com redução salarial já foi colocada em lei por manobra do antigo governo.

Pagamento dos benefícios atrasados

Será escalonado por unidade. MOV e HJXXIII: junho de 2016. As outras unidades serão pagos até maio de 2016.