Reunião do Fórum de Saúde do Trabalhador

Na última quinta-feira, 08 de outubro, foi realizada na sede do Sind-Saúde mais uma reunião do Forum de Saúde do Trabalhador.

03

Composto por representantes de diversas entidades sindicais, a proposta do Fórum é enfrentar os ataques aos direitos dos trabalhadores, assim como as péssimas condições de trabalho.  Nessa reunião foi debatido o cenário da perícia médica previdenciária, avaliação preliminar dos impactos da fusão do Ministério do Trabalho e Emprego com o Ministério da Previdência Social, análise banco de dados sobre acidente e doenças do trabalho dos metalúrgicos de Betim, além da avaliação do questionário elaborado pelo Fórum e encaminhado aos trabalhadores de diversas bases sindicais.

A proposta do questionário-consulta foi levantar informações sobre a relação entre os Sindicatos e Previdência Social. As perguntas mapearam se os trabalhadores têm ciência de seus direitos relacionados à previdência e se eles sabem sua entidade representativa defende seus direitos junto ao INSS. O questionário também abordou como se dá o processo de perícia médica nas empresas e de que forma os médicos reconhecem os atestados emitidos pelo SUS, além de abordar quais as doenças mais comuns nos locais de trabalho.

01

A ideia é que as informações levantadas a partir do questionário ajudem a construir um panorama da realidade do trabalhador no âmbito da Previdência, do atendimento, direitos e participação.

Além da análise do questionário, também foram debatidas as inúmeras irregularidades ainda presentes nos locais de trabalho e como isso afeta a vida dos trabalhadores. Ressaltaram como o crescimento de adoecimentos é evidente, já que o sistema não polpa o bem estar do trabalhador. Um dado importante apresentado durante o encontro é que o Brasil está no 4º lugar do ranking mundial de acidentes de trabalho. São 81 acidentes a cada hora, sendo que 43 ficam inválidos por dia e também por dia, uma média de 7 óbitos registrados.

A próxima reunião do Fórum será realizada no próximo dia 15 de outubro, às 09h, na sede do Sind-Saúde.

02