Reunião de urgência em Vespasiano

Sind-Saúde se reúne com novos gestores de Vespasiano para assegurar direitos dos trabalhadores da saúde

Servidores da Saúde de Vespasiano vão receber o salário de dezembro até sexta (06), quinto dia útil. O compromisso com o pagamento dos trabalhadores foi confirmado em reunião na tarde de terça-feira, 03/01, do Sind-Saúde Núcleo Vespasiano com o secretário municipal de saúde Fabiano Carvalho Bretas, a secretária adjunta de saúde, Simone Dias Cardoso e a servidora da equipe de transição, Nayara Rocha Perdigão. A prefeita Ilce Rocha também compareceu à reunião que foi convocada em caráter de emergência pelo Sind-Saúde.

Os diretores do Sindicato levaram aos gestores municipais as questões que  estão preocupando os servidores da saúde neste começo de ano, como o pagamento do salário, o reajuste dos salários de acordo com o novo salário mínimo e as demissões de trabalhadores, como a da coordenadora do laboratório municipal, Silvânia Alagia.

Pagamento do salário de dezembro – Conforme a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, a prefeita informou que o pagamento dos salários devera ser feito até sexta-feira, 5º dia útil do mês de janeiro. A prefeita argumentou que a situação financeira do município é crítica e se comprometeu a buscar recursos para continuar mantendo a folha em dia. “Também fomos surpreendidos com a informação de que a prefeitura não pagou a rescisão dos demitidos conforme anunciado pela gestão anterior”, acrescentou a diretora do Sind-Saúde.

Reajuste pelo novo salário mínimo –  Durante a reunião, o Sind-Saúde solicitou o agendamento de outra reunião com os gestores para discutir o reajuste salarial anual uma vez que o salário mínimo vigente no país – desde 1º de janeiro de 2017 – é de R$937,00. Com isso, a maioria dos servidores ficaram com o salario abaixo do mínimo demandando com urgência o reajuste dos demais vencimentos.

Demissões –  As informações do secretário de saúde é que as demissões da coordenadora do laboratório, Silvânia Alagia, enfermeiras e demais servidores teriam sido feitas pela administração anterior, ao término do contrato e mandato da mesma. Segundo a nova gestão, alguns contratos estariam sendo renovados de acordo com a necessidade.

O Sind-Saúde considera que a demissão da bioquímica Silvânia Alagia da coordenação do laboratório é uma perda para a população uma vez que a mesma se orientava pela boa prestação de serviço público. A forma eficiente e humana da profissional foi constatada ao longo de anos à frente do laboratório. “Quando um laboratório particular assumiu temporariamente os mesmo exames foi comprovado que nem sempre nome e marketing substituem a boa vontade, compromisso e o mais importante: a forma de fazer saúde publica”, aponta a diretora do Sind-Saúde Lionete Pires.

Novo laboratório – Sobre o laboratório inaugurado em dezembro, os gestores disseram que não houve planejamento para o dimensionamento de profissionais e funcionamento do mesmo. Acrescentaram que não houve licitação de compra para produtos reagentes e demais insumos argumentando que o laboratório não deveria ter sido inaugurado neste momento.

Ao final da reunião com os demais gestores e o Sind-Saúde, a prefeita Ilce Rocha disse que tem o desejo de buscar soluções para os trabalhadores e que tem o entendimento que a força de trabalho foi abandonada ao longo dos anos. Afirmou que quer prestar um serviço de saúde pública de qualidade aos usuários do SUS municipal e que sua administração irá primar pelo diálogo e pela parceria entre gestão e trabalhadores.

O Sind-Saúde dá um voto de confiança à prefeita que disse entender a angústia e a insatisfação dos trabalhadores e contou ter ouvido – durante a campanha eleitoral – depoimentos emocionantes de usuários e trabalhadores por melhores serviços e condições de trabalho. Mas o Sindicato reitera, mais uma vez seu compromisso com os servidores da saúde de Vespasiano e é pela categoria que continuará a se posicionar em 2017.

O Sind-Saúde entende que garantir condições de salário e trabalho aos servidores é contribuir também para dar mais qualidade aos serviços de saúde prestados pelo SUS municipal.