Reunião com governo

Sindicato cobra Plano de Carreira, 30 horas definidas e agilidade nas negociações deste ano


Reunião 12


Na primeira reunião do ano com o governo, o Sind-Saúde/MG exigiu a solução de itens como a revisão do Plano de Carreiras, efetivação das 30 horas, a criação de cargos para diminuir a sobrecarga de trabalho e a realização de concurso público. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (12) na Cidade Administrativa. Além dos diretores do Sind-Saúde/MG, Renato Barros, Lúcia Barcellos, Érico Colen e Neuza Freitas, acompanharam a reunião a comissão de trabalhadores excluídos das 30 horas da Fhemig e o delegado sindical da Funed, André Moretti.

Representando o governo, o novo secretário-adjunto Wagner Ferreira pediu um prazo de 10 dias para dar a resposta ao Sindicato sobre os questionamentos. Entre os pontos que aguardam a definição está a exclusão de 108 servidores da Fhemig da lista da redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Em relação a isto, Wagner se comprometeu a intervir com o presidente da Fhemig, Antonio Carlos Martins, e agendar uma reunião com o Sindicato, a subsecretária de gestão de pessoas, Fernanda Neves e a comissão de trabalhadores excluídos. O Sind-Saúde/MG exige o cumprimento do acordo para uma prestação de serviço assistencial de qualidade. No acordo e também no Decreto que regulamenta as 30 horas, não há restrição nenhuma a qualquer categoria ou cargo.

Renato Barros pontuou também os problemas que precisam de solução imediata: “É necessário publicitar o concurso da SES, agilizar o concurso da Funed e revisar o Plano de Carreiras.” Renato também reivindicou a extensão do pagamento dos EPGS aos demais trabalhadores da SES e resolução do reposicionamento judicial.

resolver e determinar completamente as 30 horas, o Plano de Carreiras e os devidos concursos públicos. Do contrário a categoria realizará uma greve. Iremos parar os trabalhadores para expressar e demonstrar a insatisfação dos devidos trabalhadores” confirmou o diretor.

Foram apresentadas as demandas de cada órgão com a ressalva que a pauta de reivindicações oficial será entregue após o Congresso do Sind-Saúde que acontece nos dias 14 e 15 de fevereiro (sexta e sábado).

Antecipação das negociações
Os diretores do Sindicato alertaram para a necessidade de antecipar as negociações e a data-base de 2014 devido ao cumprimento da legislação em ano eleitoral. A estimativa, para valer do calendário eleitoral que impõe prazos para reajuste salarial aos servidores, é que a solução seja definida antes do mês de abril.