Pautas especificas

Mesa SUS Fhemig trata de Ajuda de Custo

22 reuniao fhemig 01

Dentre os itens da pauta de negociações da Mesa Interna da rede Fhemig, discutiu-se o pagamento da ajuda de custo que pode ter seu fim em dezembro desse ano. Com o déficit salarial, os trabalhadores contam com o valor pago em forma de Ajuda de Custo para a composição da remuneração mensal. O Sindicato cobrou a permanência desse benefício e retirou a necessidade de transformá-la em ganho de caráter permanente, isso colocaria fim às incertezas de sua manutenção. A transformação da Ajuda de Custo em vale alimentação com a extensão aos aposentados seria a forma de garantir o pagamento sem necessidade de decretos anuais. A Digepe posicionou que a ideia de incorporação da Ajuda de Custo culminaria com a perda de aproximadamente 50% do valor diário em simulação realizada pelo setor, mas informou que o governo não tem intenção de retirar esse benefício.


Pagamento da Giefs no 13º salário e no terço de férias
O Sindicato incluiu o ponto na Mesa de Negociações com a finalidade de se criar um mecanismo que garanta o pagamento da Giefs no 13º e no terço de férias sem a necessidade de ação judicial, como tem ocorrido atualmente. Nesse caso, a Digepe informou que a Fhemig realizará o pagamento de todas as ações em andamento e aguarda o parecer favorável da Advocacia Geral do Estado (AGE) à inclusão da gratificação nas folhas de pagamento referente a esses períodos. A pauta será mantida na Mesa interna até a efetivação do pleito.


O.ss
Apesar do último decreto do governador autorizar a implementação de privatização no Estado de Minas gerais e a imediata cessão de trabalhadores para a iniciativa privada, em reunião com o governo de Minas quando os servidores estavam em movimento paredista, definiu-se que a discussão de Organizações Sociais no âmbito da saúde somente ocorrerá com determinação do Conselho Estadual de Saúde. Ressalta-se que em plenária ocorrida em 14//11 delibera-se pelo fim das discussões de qualquer forma de tercerização na saúde. A direção da Fhemig declarou que encerrou os estudos de viabilidade de OS nas unidades da rede hospitalar, inclusive no Hospital Regional Antonio Dias (HRAD), onde o estudo estava bem avançado.


Unificação das urgências do HGV/IRS
A direção da Fhemig informou que não há mais a discussão da unificação das urgências do Hospital Galba Velloso (HGV) e o Instituto Raul Soares (IRS) e, portanto, as unidades mantêm a independência de funcionamento, com atendimento mantido no cuidado em saúde mental.


Portaria presidencial 1509 – Processo de inspeção médico pericial
Até 30 de novembro de 2019 a rede Fhemig encaminhará a todas as unidades o fluxo de encaminhamento de atestados médicos a fim de assegurar a privacidade dos servidores.


CMT
O Sindicato denuncia que a mudança no perfil de atendimento aos pacientes tem gerado abandono do usuário e risco à sociedade. A demanda já foi encaminhada ao Ministério Público da Saúde. Apesar disso, a gestão da Fhemig tratará do assunto junto à DIRASS.


Ongs
O Sindicato denuncia também a presença de Ongs em unidades da Fhemig, especialmente no HJK e HJPII. A gestão irá apurar a atuação das organizações e, posteriormente, informará a conduta tomada.

22 reuniao fhemig 02