Nova creche no João Penido

Pais e mães do Hospital João Penido, em Juiz de Fora, comemoram reinauguração da creche

Nova Creche 5

Depois que uma árvore caiu no espaço da creche mães e pais trabalhadores(as) viram com apreensão o futuro de onde e em quais condições deixaram seus filhos e, consequentemente, se preocuparam também com a relação em seus trabalhos. O fato aconteceu em julho do ano passado e só com a organização dos(as) trabalhadores(as) a situação foi revista. Depois de uma série de negociações e mobilizações, a creche foi reinaugurada em um novo local na manhã desta quinta-feira (28/01).

Além do novo espaço, a creche também será ampliada. Uma negociação do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) com a Fhemig conseguiu aumentar o quantitativo de educadores e permitirá a creche receber até 60 crianças, dobrando o número de vagas. As mães e pais presentes na inauguração relembraram os esforços para a construção da nova creche e sinalizaram a intervenção do Sindicato durante as negociações. O Sind-Saúde/MG esteve presente na reinauguração representado pela delegada sindical no HJP, Lenir Romane. O presidente da Fhemig, Jorge Nahas também participou da cerimônia.

Nova Creche 6

Histórico

Após a queda da árvore, as crianças foram levadas para o porão de uma Igreja, o que causou desconforto aos pais que procuraram o Sind-Saúde/MG. O prazo dado pela Fhemig era de dois meses para realização da obra. Entre as reivindicações do Sindicato que foram atendidas, foi disponibilizado um anexo do Hospital João Penido para relocar as crianças que agora também pertencerá a nova creche.

Nova Creche 2

Vitória

Na Fhemig, este direito faz parte de um histórico de luta das servidoras. Muitos governos chegaram a ameaçar fechar as creches e até acionar o Ministério Público, com argumentos de privilégios dos trabalhadores Fhemig. Em relação a isto, o MP foi esclarecido da especificidade do regime de plantão para a necessidade das creches.

Para conquistar a nova creche, além das negociações com a direção do Hospital, o Sindicato manteve dialogo com a Fhemig Central, em especial com o assessor da Diretoria de Gestão de Pessoas, Aldolfo Vieira Sales. O Sind-Saúde/MG comemora essa vitória dos(as) trabalhadores(as) que só foi possível com o empenho de todos que acreditaram neste direito.

Nova Creche 3

Nova creche 1