Marcha Mundial de Mulheres realizará ações ao logo do ano

Em 2010, mulheres de diferentes partes do mundo realizarão a Terceira Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres (MMM). De acordo com a organização das atividades, o objetivo seguirá sendo o mesmo: “superar a injusta ordem atual que provoca violência e pobreza e construir o mundo que queremos, baseados na paz, na justiça, na igualdade, na liberdade e na solidariedade.”

A Terceira Ação Internacional será dividida em dois momentos principais: de 8 a 18 de março, e de 7 a 17 de outubro. Em março, as atividades começarão na ocasião do centenário da Declaração do Dia Internacional das Mulheres. Durante os dez dias, ocorrerão marchas e mobilizações nacionais simultâneas em diferentes países.

 

Já em outubro, acontecerá, em SudKivu, na República Democrática do Congo, África, o encerramento das atividades do ano. Está programada para ocorrer uma mobilização internacional para fortalecer o protagonismo das mulheres na resolução de conflitos. Na ocasião, serão realizadas, entre outras atividades: discussões sobre as ações da MMM, manifestações contra a guerra e feira de soberania alimentar.

Entre estas duas principais atividades de 2010, ocorrerão ações e manifestações em outras regiões do mundo. Entre os dias 21 e 23 de agosto, por exemplo, Colômbia será palco para o encontro de mulheres contra a guerra e pela paz. O objetivo será discutir sobre a situação do conflito armado e social nas Américas e, em particular, na Colômbia. Ademais, se debaterá sobre a instalação das bases militares estadunidenses na Colômbia e sobre a ameaça à soberania da região.

Na Ásia e na Oceania, as ações se concentrarão nas Filipinas, entre os dias 12 e 14 de maio. Na ocasião, as mulheres reunidas lutarão contra o livre comércio, as bases militares e o tráfico de mulheres. A ideia é realizar mobilizações, fazer um balanço das ações passadas e planejar atividades de expansão e consolidação da Marcha Mundial de Mulheres nos dois continentes.

Europa também terá atividades em 2010. Em 30 de junho, em Istambul, Turquia, cerca de 250 ativistas da MMM estarão reunidas no país para realizar plenárias e oficinas sobre os campos de ação do MMM e apresentar as lutas das mulheres locais.

Mais informações sobre as atividades da Marcha Mundial de Mulheres estão disponíveis em: http://www.marchemondiale.org/

Fonte: Adital