Manifestações na Espanha: Indignados desmontam acampamento em Madri

Segundo os participantes do acampamento do Sol, mobilização será expandida aos bairros da capital espanhola

13/06/2011

da Redação

Terminou neste domingo (12) o acampamento dos “indignados” na praça Porta do Sol, em Madri. O Movimento 15-M decidiu expandir a mobilização para os bairros da capital espanhola.

No sábado (11) foram iniciados os trabalhos de desmontagem do acampamento. À meia noite, os participantes ergueram as mãos para o alto, agitando-as, e fizeram um minuto de “grito mudo”, onde só se ouviu as baladas do sino do campanário da Praça Callao. Após isso, seguiram por uma das principais ruas de Madri, a Gran Via, que teve um de seus cruzamentos fechados por mais de uma hora até que todas as 2 mil pessoas que marchavam a atravessassem.

Os “indignados”, como ficaram conhecidos os participantes do acampamento, marcharam por quatro quilômetros. Na praça Cibeles realizaram uma vigília, depois seguiram até a Fonte Netuno, onde tiveram a passagem para o Congresso espanhol barrado pela polícia.

A saída da praça foi decidida em assembleia geral no sábado. O objetivo do fim da concentração do movimento 15-M no acampamento do Sol é fortalecer o trabalho nos bairros da capital espanhola e expandir o movimento pelo país.

Os participantes, no entanto, construíram um ponto de informação que ficará permanentemente na praça Porta do Sol, a fim de que qualquer pessoa que passe por ali possa conhecer os detalhes e aspectos mais relevantes do movimento. Não partimos, “expandimo-nos”, foi a frase mais repetida pelos que colaboraram com a desmontagem das principais infraestruturas do acampamento.

Durante todo o domingo seguiram os trabalhos de desmontagem do acampamento. A maior parte dos materiais foram armazenados em diferentes centros sociais de Madri. Os medicamentos foram doados a uma ONG que está construindo um hospital no Senegal. E o que não se pode reciclar, foi colocado nos caminhões do serviço de limpeza.

Uma placa colocada na sexta-feira (10) aos pés da estátua equestre de Carlos III dizia “dormíamos, despertamos”. Antes de iniciarem a marcha de partida, os acampados deixaram outra frase: “sabemos o caminho de volta”.

Movimento 15-M

O acampamento na praça Porta do Sol foi iniciado no dia 15 de maio. A data conferiu o nome à mobilização nascida ali, o movimento 15-M.

A grave crise econômica vivida na Espanha e as políticas anti-sociais implementadas pelo governo motivaram milhares de pessoas a saírem às ruas para protestar dias antes das eleições locais, realizadas no dia 22 de maio.

A maior parte do acampamento era formada por jovens que decidiram protestar por oportunidades de emprego, melhores condições de vida e um sistema democrático mais justo.

O movimento espalhou-se por outras cidades espanholas nos dias que sucederam o início do acampamento em Madri e ganhou apoio em todo o mundo. O acampamento que duraria uma semana acabou estendendo-se por um mês.

Das outras cidades espanholas onde também ocorreram concentrações do 15-M, registrou-se uma ação violenta de despejo dos acampados na praça da Catalunha, em Barcelona, no dia 27 de maio, que resultou em ao menos 87 pessoas feridas e 2 detidas, segundo informações do Serviço de Emergências Médicas (SEM).

Fonte: Jornal Brasil de Fato

Confira o artigo “Movimento 15-M: Pontos fortes e debilidades