Janaúba paga 13°

Trabalhadores que nunca havia recebido o 13° se surpreenderam

chargeSindicatoForte191110

Um fato histórico aconteceu em Janaúba esse mês: o pagamento do 13° a todos os funcionários do município. Trabalhadores ficaram surpresos com o pagamento que não ocorria há anos. Um servidor que trabalha para a prefeitura há 15 anos relatou que foi a primeira vez que recebeu o 13° salário em todos esses anos. A prefeitura de Janaúba finalmente valorizou seus trabalhadores devidamente, cumprindo seus direitos mais básicos.

Esse fato ocorreu graças à atuação do Sind-Saúde/MG e dos trabalhadores, que pressionaram o executivo municipal para que os direitos dos trabalhadores fossem cumpridos. Durante os últimos meses houve grande polêmica em torno do pagamento desse salário, após a secretária de saúde, Lara Jamille Silveira Silva, ter afirmado numa emissora de rádio que a prefeitura não pagaria do 13°. O Sind-Saúde/MG chegou a acionar o Ministério Público para tentar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para resolver o caso e já existem na justiça 130 processos já julgados em 1° Instância requerendo o pagamento do 13° retroativo e férias.

Com união e persistência, os trabalhadores e o sindicato travaram essa batalha e conseguiram mais uma vitória.