Inicia esta semana a campanha de vacinação contra a gripe A

A campanha nacional de vacinação contra a gripe A, iniciada esta semana pelo Ministério da Saúde, pretende atingir mais de 90 milhões de pessoas em todo o Brasil, durante os próximos dois meses. O objetivo é evitar as complicações relacionadas à propagação do vírus H1N1, responsável por uma epidemia que assustou toda a população mundial no ano passado. Nesta terça-feira (9/3/10), o programa Panorama, da TV Assembleia, conversou sobre o assunto com a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Tânia Brant, e com o infectologista Carlos Starling, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia.

A coordenadora de imunização da SES deixou claro que o principal objetivo da campanha é evitar as complicações ligadas à gripe A e também proteger todos os profissionais que trabalham diretamente com o atendimento de pacientes contaminados pelo vírus H1N1. “Queremos evitar óbitos e proteger o sistema de saúde como um todo”, afirma ela. Os profissionais de saúde e os povos indígenas serão os primeiros a receber a vacina, até o dia 19 de março.

A campanha será dividida em cinco fases. Devem ser vacinados ainda todos os grupos de pessoas que foram mais atingidos pela doença no ano passado, como gestantes, crianças entre 6 meses e dois anos de idade, portadores de doenças crônicas, idosos e adultos entre 20 e 39 anos. Para o infectologista Carlos Starling, mesmo quem não receber a vacina estará mais protegido esse ano. “Com a imunização desses grupos, o vírus circula menos e mesmo quem não se vacinou recebe um benefício, digamos, indireto.”, afirma ele.

Os dois convidados fizeram questão de frisar que a vacina é completamente segura e que não há nenhuma contraindicação, ao contrário de alguns boatos que circulam pela internet. “O cenário este ano é muito melhor para lidarmos com a nova gripe”, afirma Carlos Starling. “A vacina já foi usada em outros países por mais de 800 milhões de pessoas com todo sucesso”, completa Tânia Brant. O Panorama vai ao ar nesta terça-feira (9), às 19 horas, com reprises à 1 hora da manhã desta quarta (10) e às 8h30 e às 19 horas desta sexta (12).

 Fonte: ALMG