Ibirité: Sind-Saúde leva denúncia ao MPT

Procuradora do Trabalho é informada sobre desrespeito aos direitos dos servidores municipais de Ibirité

12- Reunião MPT-01

Representantes do Sind-Saúde MG /Núcleo Regional Betim e do Sind-UTE Ibirité foram ao Ministério Público do Trabalho (MPT) na manhã de sexta-feira (12) expor a situação dos servidores do município à entidade. Os diretores e diretoras dos dois sindicatos foram recebidos pela procuradora-chefe substituta, Sônia Toledo Gonçalves.

A rotina de desrespeito aos direitos dos servidores assim como as precárias condições de trabalho no Hospital Municipal, que delegou a gestão da instituição à Organização Social Irmandade Nossa Senhora das Graças em junho de 2015, foram relatados à procuradora pelos diretores do Sind-Saúde: André Moreti, Berenice Freitas, Conceição Pimenta, Leide Fernandes e pela trabalhadora do Sindicato, Rogéria Cássia. O Sind-UTE Ibirité foi representado pelo coordenador Rafael Calado.

Desde que a Organização Social assumiu a gestão do Hospital, a precarização das condições de trabalho vem sendo denunciada pelos servidores, dia após dia. Para se ter uma ideia, para fazer coleta de sangue, os trabalhadores têm que reencapar as agulhas usadas aumentando o risco de acidentes e contaminação.

A arbitrariedade da gestão terceirizada vem criando um clima de apreensão e medo com frequentes denúncias de assédio moral e exigências descabidas como a de que só são aceitos atestados assinados por médicos da Irmandade. Os servidores também denunciam ao Sindicato a precariedade de equipamentos e de condições de trabalho no laboratório, Raio-X, Enfermagem, Administração e na Higienização associadas às práticas de perseguição e assédio moral.

Os diretores de Sind-Saúde-MG e Sind-UTE Ibirité confirmaram à procuradora do MPT a postura intransigente da Prefeitura que recusa o diálogo sobre os problemas relacionados ao Hospital, às unidades de saúde e aos servidores da saúde e da educação. Os diretores do Sind-Saúde/MG destacaram que essa postura do executivo municipal contribui para que as condições de trabalho no Hospital Municipal de Ibirité – com repercussão na assistência da população – seja cada vez mais agravada com o passar do tempo.

Assim como foi hoje ao MPT, o Sind-Saúde continuará percorrendo os órgãos de todas as instâncias: municipais, estaduais e federais para denunciar as irregularidades praticadas contra os servidores municipais de Ibirité.

12- Reunião MPT-02

12- Reunião MPT-03