HOGV em risco

Fhemig tenta dar golpe e tenta fechar novamente o Hospital Ortopédico Galba Velloso

Galba Ortopédico

Um novo movimento de reação está sendo articulado pelos servidores do Hospital Ortopédico Galba Velloso para impedir o fechamento da unidade. Descumprindo o acordo firmado a pouco mais de dois meses, a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) manobra para esvaziar o HOGV. Os trabalhadores da unidade denunciaram que estão sendo remanejados para o Hospital João XXIII, inclusive sob ameaça de corte do ponto caso mantenham o atendimento no HOGV (unidade onde estão lotados) e pacientes estão sendo orientados a procurarem por atendimento em outros hospitais. Essa iniciativa caracteriza o esvaziamento da unidade com risco de fechamento. Mais uma vez, os(as) servidores(as) se colocam em defesa da população e do Sistema Único de Saúde (SUS) e convocam para uma manifestação na segunda-feira (23/10) às 09h30 na Praça Sete.

Diante da ofensiva da gestão para impor o fechamento da unidade, os(as) trabalhadores(as) estiveram na manhã desta sexta-feira (20) na Mesa Permanente de Negociação do SUS expondo toda a situação que vivenciam. Estranha os trabalhadores que foram informados que a Fhemig já havia solicitado investimento necessário para viabilizar o pleno funcionamento da unidade. A proposta de fechar a unidade é uma irresponsabilidade do governo com o atendimento à saúde da população. A reação dos(as) trabalhadores(as) e da comunidade vem mostrar que a manutenção dos serviços prestados deverão continuar e que irão lutar contra o impulso de desmonte dos serviços de saúde que parece ter tomado conta do governo estadual.

Os(as) servidores(as) também iniciam um abaixo-assinado para coletar assinaturas da população mineira a favor da manutenção do hospital.