Hemominas reúne com sindicato

Sind-Saúde/MG se reuniu com a presidente da Hemominas para discutir demandas.


Nessa segunda-feira (13/04) a presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi, se reunião com o Sind-Saúde/MG para discutir as demandas dos servidores da fundação. Logo no início da reunião foi discutida a Deliberação CCGPGF n°02/2015, que orienta o retorno dos servidores cedidos aos órgãos de origem no dia 17/04. Foi pontuado que os trabalhadores precisam ser informados sobre o andamento do pedido de prorrogação desse prazo, pois muitos estão ansiosos e não sabem se deverão retornar. A presidente a fundação informou que precisa esperar um retorno da Secretaria sobre a prorrogação.

Outra questão importante para os servidores da Hemominas é do cumprimento da Lei 15.462/2005, que determina que os profissionais com curso técnico profissionalizante devam ser posicionados no nível II na carreira de assistente técnico de hematologia e hemoterapia, na qual ingressaram. Foi explicado à presidência que todos os assistentes técnicos de hematologia e hemoterapia com formação técnica que ingressaram em 2001, oriundos do concurso de 2012, e nomeados até 2005 foram enquadrados no nível I. Já os servidores que entraram pelo concurso de 2005 ingressaram diretamente na carreira no nível II, ficando os de 2001 defasados em um nível para a época. A proposta seria corrigir a defasagem de nível desde 2005. A presidente afirmou que fará um estudo de impacto para enviar à SEPLAG e SES para avaliação e possível regulamentação.

Os trabalhadores também solicitaram a instituição da gratificação de final de semana com 50% sobre o valor da hora trabalhada. Dra. Júnia informou que encaminhará o pedido à SEPLAG. O Sind-Saúde solicitou o reajuste do vale alimentação de acordo com a variação do IGPM a partir de 2008. Dra. Júnia informou que a solicitação será levada para apreciação da SEPLAG e explicou que o vale alimentação é pago via autonomia do acordo de resultados, e que se o acordo de resultados acabar o vale será impactado. Os trabalhadores destacaram a importância do vale ser regulamentado por lei.

O sindicato ainda levantou diversas outras questões como a falta de espaço físico para lanche dos funcionários, abertura de concurso público para a área de RH, instituição de adicional de urgência, pagamento integral do vale transporte no 1° dia do mês, entre outras demandas. Dra. Júnia se comprometeu a encaminhá-las à SEPLAG para avaliação e resolução.

A presidente deixou definido que serão feitas reuniões mensais para obter as reivindicações e propor melhorias.