Greve geral da saúde começou nesta quinta-feira

14 primeiro dia greve geral 1

Uma grande manifestação na manhã desta quinta-feira (14) marcou o início da greve geral dos trabalhadores da saúde pública de Minas Gerais por tempo indeterminado. Os servidores de vários hospitais da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e de hemocentros da Fundação Hemominas cruzaram os braços e se concentraram na porta do Hospital João XXIII, e de lá seguiram em passeata pelas ruas do centro de Belo Horizonte até o pátio da Assembleia Legislativa, onde realizam, na parte da tarde, uma assembleia geral para organizar o movimento grevista dos próximos dias.

O Sind-Saúde apresentou a pauta de reivindicações em fevereiro, e até hoje o governo não deu qualquer resposta concreta. Dentre os pontos reivindicados, destaque para reajuste salarial igual para todos, revisão do plano de carreira, pagamento dos direitos trabalhistas, melhoria nas condições de trabalho e redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais.

Várias unidades hospitalares e hemocentros estão operando, a partir de hoje, em escala mínima, ou seja, com apenas 30% do número de profissionais. O Sind-Saúde e os trabalhadores da saúde esperam que o governo tenha sensibilidade com a categoria e com a população e apresente propostas concretas.

União
Em um ato histórico, os servidores da UFMG, que estão em greve desde maio, se uniram aos trabalhadores da saúde e engrossaram o coro por melhorias nos salários e condições de trabalho dos servidores da saúde e educação de Minas e do Brasil. Outros sindicatos e movimentos sociais também estão apoiando a greve da saúde.

O Sind-Saúde agradece aos apoiadores e ao Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes) pelo importantíssimo apoio à greve da saúde. Os trabalhadores da saúde também apoiam a greve dos técnicos e professores da UFMG e das universidades federais. Só com união é que os trabalhadores conseguirão fazer com que os governos valorizem os servidores públicos.

14 primeiro dia greve geral 2

14 primeiro dia greve geral 3

14 primeiro dia greve geral 4

Trabalhadores se concentraram na porta do Hospital João XXIII