Golpe contra os servidores no final do ano?

Estado ameaça cortar vale alimentação e transporte do recesso de final de ano 

faca e garfo pretos

O Sind-Saúde teve conhecimento de que a Secretaria de Estado da Fazenda determinou o corte de vales transporte, alimentação e ajuda de custo dos funcionários públicos do Estado referentes aos dias de recesso de Natal e Ano Novo. 

A Secretaria de Fazenda alega que decreto de 13 de dezembro de 2017 impede o pagamento dos benefícios em dias que não foram efetivamente trabalhados. O diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, entrou em contato com o secretário da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag),  Helvécio Magalhães, pedindo a suspensão urgente da determinação que penaliza os servidores da saúde que estão sem receber o 13º e tem os salários parcelados.  A folha de pagamento fecha no dia 18/01 (quinta-feira), ao meio dia.

Vale lembrar que no recesso de fim do ano de 2016, os benefícios foram todos pagos com base legal tanto que não foram descontados dos servidores. O decreto do final do ano passado, mencionado pela Fazenda, foi feito a toque de caixa para possibilitar o corte do vale-transporte, do vale-alimentação e da ajuda de custo nos salários um mês depois.

E o mais grave: os trabalhadores não foram avisados com antecedência sobre a mudança. Se tivessem sido avisados, poderiam decidir se compareceriam ou não ao trabalho uma vez que o ponto era facultativo. Portanto, faltou também lealdade por parte do governo com a força de trabalho.  

Não podemos aceitar que o governo continue a fazer economia às custas da alimentação e do transporte dos trabalhadores e trabalhadoras. Exigimos respeito!