Giro Municípios Núcleo Betim

Giro do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim pelos municípios no mês de fevereiro 2019

Esmeraldas

Diretores do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim estiveram presentes no município de Esmeraldas juntamente com representante do setor jurídico do Sindicato para tratar dos atrasos e parcelamento dos salários dos servidores da saúde no município.

A reunião aconteceu em 04/02 com a secretária de saúde e a procuradora do município. O Sindicato pontuou várias questões em relação às condições de trabalho, entre eles o adoecimento e a saúde mental dos trabalhadores agravados pela insegurança com o parcelamento e atraso nos salários.

A Procuradoria assegura que o prefeito do município firmou o compromisso de que, assim que o governo do Estado for regularizando os repasses, a prioridade é colocar em dia o salário dos trabalhadores.

O Sind-Saúde ressalta que medidas como notificar os conselhos profissionais de todas as categorias e o Ministério público já foram tomadas.

Foto Esmeraldas

Mário Campos:

O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim esteve presente no município de Mario Campos em 05/02. A reunião aconteceu na prefeitura com a procuradora e secretário de saúde do município, a direção e assessoria jurídica do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim.

O encontro teve como pauta a representação do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim, onde o jurídico do Sindicato ressaltou a representação do Sind-Saúde no âmbito de estado e municípios. Foram pontuadas a discussão sobre a implementação da Mesa SUS no município e campanha de filiação.

No ano passado foi aprovado de forma unânime na Câmara de Vereadores do município de Mário Campos projeto de lei que cria o cargo dos agentes de saúde no município e agentes de endemias e também o plano de cargo, carreira e salários para os ACS e ACE.

Muitas propostas deste projeto foram apresentadas pelo Sind-Saúde Núcleo Regional Betim. A gestão informou ao Sindicato que já está em fase final o edital para processo seletivo de agentes de saúde e agentes de combate a endemias do município.

Foto 2 yara Mario Campos

Mateus Leme:
No dia 14 de fevereiro, a direção do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim e trabalhadoras da saúde de Mateus Leme estiveram reunidos na prefeitura com o prefeito e procurador do município.

A reunião teve, como uma das pautas, informar novamente a gestão sobre a representação do Sind-Saúde no município – que começou em fevereiro 2018 a pedido dos trabalhadores da saúde que naquele momento estavam sem representação.

Foi pontuada a necessidade da implementação da Mesa SUS no município. O prefeito se colocou à disposição para conhecer essa instância de negociação nos municípios onde a mesa SUS já foi implementada. Sobre o reajuste do piso nacional dos agentes, o Sind-Saúde informa que, em janeiro, foi protocolada a circular que trata sobre os trâmites do reajuste.

Durante a reunião, o Sind-Saúde Núcleo Regional Betim informou que foi protocolado mais um ofício em que aponta informações do site do Ministério da Saúde onde menciona o repasse do piso nacional dos agentes com o reajuste enviado ao caixa do município.

O prefeito disse que irá verificar a informação e que analisando o repasse já encaminhará o projeto de lei para aprovação na Câmara de Vereadores.

Foto Mateus Leme

Sarzedo:
O Sind-Saúde Núcleo Regional Betim esteve na Câmara de Vereadores do Município de Sarzedo, em 07/02, para tratar dos assuntos referentes aos trabalhadores da saúde no município.

Estiveram presentes o presidente da câmara de vereadores, trabalhadoras do PSF e a direção do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim. A reunião foi para tratar do atraso do repasse do PMAQ e o reajuste do Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Agente de Endemias.O Sindicato já havia protocolado em janeiro a circular que trata do reajuste do piso nacional dos agentes.

Depois disso, em reunião, foi encaminhado um requerimento para aprovação dos vereadores solicitando ao executivo informações para saber quando o projeto será enviado ao legislativo.

Sarzedo img