Funed na luta!

Na Assembleia Legislativa, Sind-Saúde exige projeto que viabilize futuro da Funed 

Foto comissão Érico fala 2

 

Depois de conseguirem barrar o procedimento de manifestação de interesse (PMI) que, na prática, formalizava o início de uma parceria público-privada (PPP) na Funed, os trabalhadores levaram a discussão para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).  Durante a reunião extraordinária na Comissão de Saúde, realizada no começo da tarde desta quinta (26), foi colocado em debate o futuro da Funed.

 

O Sind-Saúde frisou a necessidade de a Fundação receber investimentos para aprimorar a capacidade produtiva. “Não somos contra todas as parcerias com o segmento privado. Não queremos parcerias com contrato que dão 20 anos de monopólio da produção e lucro garantido para as empresas privadas”, adiantou o diretor do Sind-Saúde, Érico Colen. Conforme o diretor, as parcerias de desenvolvimento produtivo (PDP), que permitem fazer transferência de tecnologia de empresas farmacêuticas de ponta para a Funed são bem-vindas. O diretor Renato Barros esclareceu que, suspenso o procedimento de manifestação de interesse (PMI) pela presidência da Funed na semana passada, a instituição de 110 anos entra em um novo ciclo que será determinante no futuro. Renato destacou que a Funed e Belo Horizonte começaram juntas e é preciso garantir que a Fundação também avance no tempo.  

Imagem almg plateia

 

Deputados da Comissão de Saúde parabenizaram a iniciativa do Sind-Saúde de levar o debate do futuro da Funed para a Assembleia Legislativa. Eles indicaram o acerto da posição do Sindicato, de exigir do governo um projeto que viabilize o funcionamento pleno da Fundação. “A Funed só conseguiu ser o que ela é hoje porque se tornou relevante para a sociedade, ao produzir vacinas e medicamentos que a sociedade precisava”, disseram. Hoje, segundo os deputados, a Fundação precisa continuar a cumprir esse papel atualizando a produção de acordo com as necessidades da sociedade. O diretor Érico Colen afirmou que os trabalhadores da Funed só terão certeza de que o trabalho deles estará garantido com a Funed produzindo com 100% da capacidade o que não acontece atualmente.

 

Assembleia dos trabalhadores da saúde

 

A assembleia dos trabalhadores da saúde de hoje no pátio da ALMG foi de repasse de informes para a categoria.  Servidores da Unimontes detalharam que durante reunião com o governo, realizada ontem (25) na Cidade Administrativa, ficou acertado o aumento do vale-alimentação que passa a ser de R$ 37,50 por dia trabalhado. Amanhã, servidores da Fundação Hemominas se reúnem com o governo para negociarem pauta específica. Uma nova assembleia  para definir os rumos da Campanha Salarial 2017 será marcada e divulgada pelo Sind-Saúde.      

Assembleia 1