Formação para trabalhadores

Curso vai abordar protocolo sobre saúde do trabalhador para profissionais do SUS

curso saude do trabalhador


Membros de Mesas Municipais de Negociação Permanente do SUS de BH, Betim, Ribeirão das Neves e Vespasiano, estiveram na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta terça-feira (25/09) para participarem de aula inaugural para preparação do Curso sobre Saúde do Trabalhador. O curso será na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e terá como público o trabalhador da saúde em Minas Gerais e em todo o Brasil.


O curso tem parceria com a Fapemig e a coordenação será feita pela professora Ada Ávila Assunção. Nesta terça, Ada explicou o objetivo do curso. As inscrições para os dois módulos do curso serão abertas em breve.


A proposta é qualificar os participantes sobre o protocolo 008 da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS que institui as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde – SUS. Ao longo dos anos, os debates em diversas Mesas Municipais de Negociação o assunto sobre a saúde do trabalhador é recorrente. Para a diretora do Sind-Saúde, Lionete Pires, é fundamental que os trabalhadores tomem conhecimento sobre o que diz o curso e a legislação. “É importante que os trabalhadores se empoderem, pois o conhecimento e o auto cuidado reflete sobre sua saúde e consequentemente no serviço prestado” afirma a diretora do Sindicato. A diretora do Sind-Saúde Núcleo Betim Yara Diniz reafirmou que sem a defesa dos trabalhadores da saúde não tem SUS e destacou a importância do curso.


Lionete lembra o histórico do pleito para realização do curso que foi um movimento das Mesas de Negociação que começou com a realização do projeto piloto em 2014 e a plenária realizada pela comissão do trabalho do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) em 07 de Maio de 2018. Na época, a diretora do Sind-Saúde MG e conselheira Eva Alipia reuniu representantes de diversos municípios mineiros e constatou a importância dos trabalhadores terem acesso a legislação sobre a saúde do trabalhador.


Nos últimos anos o a MNNP-SUS vem pautando a Gestão do Trabalho, tendo com Pauta prioritária a Democratização da Relação do Trabalho, PCCS, Valorização e Saúde do Trabalhador da Saúde. Para a referencia técnica da Mesa SUS em Minas Gerais, Elizabeth Silva, as ações desenvolvidas nos Territórios, Estados e municípios tem impactado direto na qualidade do atendimento prestado à população e o Estado de Minas Gerais vem destacando com os trabalhos das Mesas de Negociações. A Mesa SUS BH, por exemplo, publicou o Protocolo Enfrentamento à Violência SUS BH uma importante ferramenta para a Gestão do Trabalho. “As parcerias com as instituições e o investimento em Educação Permanente são fundamentais para o fortalecimento do SUS, a qualificação e valorização do Trabalhador”, destaca Elizabeth.