Federação dos Sindicatos Estaduais de Saúde

Nota do Sind-Saúde/MG sobre a criação da Fentrasp/CUT

nota publica

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) vem a público emitir os motivos que fizeram a categoria de Trabalhadores Estaduais de Saúde a se organizar dentro do Ramo de Atividade na Central Única dos Trabalhadores e na sua Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social a CNTSS/CUT.

Em congresso nacional realizado em São Paulo, quando participaram trabalhadores Federais, Estaduais, Municipais, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Médicos, Farmacêuticos, Senalbas, Rede Privada da Saúde, Agentes Comunitários e de Combate à Endemias, vinculados à CNTSS, ficou clara a necessidade de se acertar pontos comuns de luta dos Sindicatos que representam os trabalhadores da saúde organizados nos Estados.

Esses Sinds Saúde decidiram fazer assembleias para criação da Federação Nacional dos Trabalhadores da Saúde Pública- CENTRASP/CUT que é uma Federação que objetiva a troca de saberes e experiências sindicais, qualificar as denúncias contra os Governos de Estado que não vem cumprindo com pautas mínimas, a exemplo do Governo de Minas Gerais, que tem deixado a categoria insatisfeita com os constantes atrasos e pagando com escalonamento os salários, atuar nos Legislativos visando à consolidação do SUS nesses Estados, aperfeiçoando as legislações que abranjam a esta importante classe de trabalhadoras e trabalhadores do SUS.

Outro ponto que unificará esses Sinds Saúde são as definições que estão por vir para a reforma do Regime próprio de Previdência, no nosso caso o IPSEMG, que não poderemos de forma alguma permitir o que Temer está tentando no Plano do Regime Geral e essa situação não ocorre somente em nosso Estado.

Respeitamos as Centrais Sindicais, mas não aceitamos interferência das mesmas na dinâmica da estrutura sindical Cutista e por isso, nessa data de 27 de julho de 2017, assembleias realizadas em outros Estados da nação, terão o mesmo objetivo qual seja unificar as lutas e estruturas do Movimento Sindical Cutista para as trabalhadoras e trabalhadores estaduais de saúde, respeitando os sindicatos do ramo que são filiados a Central e anunciando que o nosso próximo passo é a adesão à Federação Estadual de Trabalhadores na Seguridade Social, aí sim, envolverá as entidades de profissionais liberais, trabalhadores organizados em sindicatos gerais e de categorias.