Falta tudo na Fhemig

Em audiência pública, Sindicato pede intervenção na gestão da Fundação

05 audiencia fhemig capa


A precária situação da Fhemig foi novamente tema de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Falta gás de cozinha, alimentação e vale-transporte para os(as) trabalhadores(as). O Sind-Saúde/MG apresentou, durante a audiência que aconteceu na manhã desta terça-feira (05/07), denúncias de ausência de medicamentos, fechamento de 18 leitos e um comunicado que faltará leite em algumas unidades, como o Hospital João Paulo II. O presidente da Fhemig, Jorge Nahas, deixou muitos questionamentos sem resposta e foi duramente criticado pelos presentes.

 

Jorge Nahas admitiu a precariedade da estrutura da Fhemig e caracterizou a rede como “anacrônica, velha e superada”. Segundo ele, o desafio maior  é decentralizar a gestão e empoderar as unidades para a tomada de decisão. O que para o Sind-Saúde na prática está longe de acontecer. A direção do Sindicato criticou a falta de dialogo para resolver desde problemas simples às dificuldades estruturais da gestão.

Salva Lúcia

 

Sem abertura na Fhemig, o Sind-Saúde pediu intervenção do Ministério Público para a solução dos problemas. A gestão dos recursos também foi questionada durante a audiência. Segundo a diretora do Sindicato, Lúcia Barcelos, a má administração dos recursos tem sido gritante. O orçamento destinado ao custeio da administração central chega a ser o dobro de muitas unidades assistenciais.


O diretor Renato Barros chamou a atenção para o caos que pode se instalar no Brasil e em Minas Gerais com a perda de investimentos na saúde. Jorge Nahas reafirmou que a Fhemig vai se esforçar para manter todos  os serviços funcionando, mas não deu soluções para o fechamento de leitos e a não realização de exames como acontece no Hospital Regional de Barbacena.

05 audiencia fhemig 03

 

Já em relação as reivindicações da categoria, Jorge Nahas afirmou que será publicado recentemente portaria que padronizará o número necessário de profissionais em cada setor da Fhemig. Nahas garantiu que não irá diminuir o quantitativo de pessoal. Para o Sindicato, esse dimensionamento é o primeiro passo para as mudanças na carga horária de trabalho.

 

As perseguições à trabalhadores(as) e dirigentes sindicais foram mais uma vez denunciadas. Muitos ex-bolsistas das Colônias e familiares estiveram na audiência e também questionaram a relação com a gestão da Fhemig.

05 audiencia fhemig 04

 

Trechos da audiência foram transmitidos ao vivo pela TV Assembleia e a integra da reunião irá ao ar no dia 21 de julho no canal da ALMG.

05 audiencia fhemig 05