Constituinte Reforma Política

Coleta de votos do Plebiscito Popular começa em Minas Gerais

constituinte


Com a participação de mais de 460 entidades, entre sindicatos e movimentos sociais, começou oficialmente nesta segunda-feira (1º) em Minas Gerais a coleta de votos para o Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana da Reforma do Sistema Político. Organizada em Belo Horizonte, Região Metropolitana da capital mineira, Noroeste, Norte, Jequitinhonha (Alto, Médio e Baixo), Mucuri, Triângulo, Centro-Oeste, Central, Metropolitana, Leste, Vale do Aço, Sul de Minas, Campo das Vertentes e Zona da Mata por cerca de 150 comitês, a votação acontece até o próximo domingo (7). O objetivo é superar o número de votos do Plebiscito Popular sobre a Redução da Tarifa de Energia e do ICMS, em que mais de 600 mil pessoas participaram.

 

Uma banca, com três urnas, foi instalada da Praça Sete, Região Central de Belo Horizonte. Outras estão no Sindicato dos Bancários, no Sindicato dos Petroleiros, no Sindieletro-MG, no Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e Região, na Cemig e na Copasa. Urnas volantes serão levadas aos locais de trabalho, às ruas e aos sindicatos. Ao todo, 1.500 comitês atuam em todo o Brasil e a expectativa é recolher 10 milhões de votos, número de assinaturas equivalente à criação de 20 partidos políticos.

 

“Queremos coletar 1 milhão de votos em Minas Gerais. No final de semana, já houve votação na VII Conferência Estadual de Educação, realizada pelo Sind-UTE/MG. As urnas também serão levadas às escolas de todo o Estado. Quando consolidarmos os votos, vamos levar o resultado do plebiscito ao Congresso e cobrar a instalação da Constituinte Exclusiva e Soberana pela reforma do Sistema Político”, disse Jairo Nogueira Filho, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) e coordenador-geral do Sindieletro-MG, que participou da coleta de votos na Praça Sete.

 

Plebiscito Popular também vai receber votos também pela internet, entre os dias 1º e 7 de setembro, nos endereços www.plebiscitoconstituinte.org.br e mudarojogo.org. Uma ferramenta autenticadora de coleta de votos, que já está pronta, estará disponível no site desde as primeiras horas do dia 1º. Essa urna virtual só aceita votos de pessoas devidamente identificadas e não permite participação em duplicidade. Outras informações também podem ser acessadas no Facebook: http://on.fb.me/1Cj8yFr.

 

 

 

 

 

Entre os dias 1º e 7 de setembro, as urnas vão coletar respostas para a seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? (   ) SIM   (    ) NÃO.”

 

 

Fonte: CUT-MG