Congresso dos trabalhadores da saúde de Ribeirão das Neves elege nova diretoria do Núcleo para gestão 2011/2014

congresso neves 01.jpg

Renovado, o Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves definiu as bandeiras de lutas e reivindicações que irão negociar junto à prefeitura. Este foi um do pontos de pauta promovido pelo debate dos trabalhadores de Neves na última sexta-feira (4/11). Realizado no salão da Igreja Nossa Senhora das Neves, o Congresso elegeu a nova diretoria do Núcleo para a nova gestão.

Foi eleita pelos trabalhadores presentes a chapa única “Juntos Somos mais Fortes” que se comprometeu a organizar a categoria e lutar pelas reivindicações dos trabalhadores.

Nova Assembleia

Ficou definido a data da próxima assembleia dos trabalhadores: 18 de novembro, às horas no salão da Igreja. A nova gestão pretende organizar com a categoria as estratégias para buscar vitórias para todos os trabalhadores da saúde em Neves. Veja abaixo as reivindicações que foram apresentadas no Congresso e que serão discutidas na próxima assembleia da categoria:

– Auxilio alimentação para todos, independente de cargo e jornada de trabalho;

– Adicional de urgência e emergência para todos;

– Adicional por escolaridade/especialização para todas as categorias incluído no PCCV;

– Adequação dos salários de técnicos e auxiliares de enfermagem;

– Pagamento por produtividade;

– Previdência própria;

– Plantonistas 12/36 horas;

– Redução da jornada para 30 horas semanais sem redução dos salários para todos;

– Reajuste salarial;

– Contratação de feristas para substituir trabalhadores em férias e não sobrecarregar a demanda de trabalho;

– Uniformes para ACS e ACE e Equipamento de Proteção Individuais (EPIs);

– Chefias imediatas concursadas e de servidores de carreira, conforme preconiza o SUS;

– Criação de colegiados composto por trabalhadores e gestão;

– Cursos de capacitação profissional;

– Concurso público.

Saúde em Neves

Para debater a situação da saúde, o Congresso contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de saúde e atual diretora do Núcleo, a trabalhadora Eva Alípia da Silva, antigo diretor e atual integrante do conselho fiscal Gilberto Pereira e a nova diretora Adryenne Ischaber Xavier. Na coordenação da mesa foi convidada a diretora do Sind-Saúde/MG, Wânia Regina do Carmo.

Na abertura do debate, a conselheira Eva Alípia fez um resumo da situação da saúde na cidade e a dificuldade diária que os trabalhadores enfrentam para exercer suas atividades. Eva disse que não irá medir esforços na defensa dos trabalhadores como presidente do conselho, mesmo ciente da difícil realidade da saúde em Neves. Eva pediu a participação de todos na luta por mudanças e fez uma reflexão com os presentes: “Existem três tipos de pessoas no mundo: aquelas que vêem a história acontecer, aquelas que reclamam do que acontece e aquelas que buscam mudar”.

Gilberto Pereira aproveitou sua fala para lembrar sua trajetória de luta e disse que estará sempre presente na luta dos trabalhadores da saúde. Já Adryenne Ischaber lembrou os momentos principais do movimento de negociação da saúde que teve inicio em janeiro e conta com a realização de cinco assembleias e quatro paralisações. Adryenne apontou a implementação da Mesa de Negociação como um dos pontos de maior vitória da categoria. Segundo ela, a Mesa acontece uma vez por mês e vários itens de reivindicações dos trabalhadores estão sendo debatidos.

Adryenne pontuou algumas conquistas que foram fruto do movimento dos trabalhadores. Entre eles estão a adequação do piso salarial ao salário mínimo; o auxilio alimentação, os 25 dias de férias para os ACSs e ACEs e a diminuição do assédio moral.

Nova sede

Na abertura para as manifestações da plenária foi lembrada a criação da nova sede. A nova integrante do conselho fiscal, Maria da Glória dos Santos comemorou o espaço que irá atender e organizar os trabalhadores.

congresso neves 02.jpg congresso neves 03.jpg congresso neves 04.jpg

Confira abaixo a composição da diretoria eleita:

Francisco Ermelindo Peixoto

Ilma Conceição Silva

Eva Alípia da Silva

Adryenne Ischaber Xavier Amaral

Lela de Jesus Ferreira

Ana Paula Ferreira

Claudinalle Teofane dos Santos( Nalle)

Aldo Souza Lima

Conselho Fiscal: