Comissão da Funed se reuniu com a nova presidência e repassou os informes para os trabalhadores em assembleia

A relação dos servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) com a nova presidência foi o principal tema debatido na assembleia realizada no pátio de caminhões da Fundação nesta quarta-feira (27-04). A comissão de trabalhadores havia se reunido com o atual presidente, Augusto Monteiro Guimarães na segunda-feira e repassou para os servidores o que de mais importante foi discutido. Cerca de 200 trabalhadores participaram da assembleia, que também tratou da pauta geral da saúde entregue na Seplag e da assembleia geral da saúde do dia 10 de maio.

Promessa de uma melhor relação

No encontro do dia 25-04, no qual foi discutida a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Funed, o novo presidente prometeu que os trabalhadores e o Sind-Saúde terão com a presidência uma relação mais saudável e transparente. Os servidores devem ficar atentos à efetividade desse diálogo mais aberto, que tem que apontar sobretudo para maior valorização dos trabalhadores.

A comissão sugeriu que os servidores deem um voto de confiança para a nova presidência e para os novos diretores, mas que continuem mobilizados e prontos para reagir caso as promessas não sejam cumpridas.

Clique aqui para acessar na íntegra o Ofício nº 040/2011, com a pauta de reivindicações dos trabalhadores da Funed

GIEFS

Dentre os pontos discutidos, as Gratificações de Incentivo à Eficientização dos Serviços (GIEFS) recebeu atenção especial. Os trabalhadores exigem maior transparência no pagamento do benefício, com estabelecimento de critérios na distribuição das cotas. Além disso, requerem a continuidade do pagamento das GIEFS em casos de licença maternidade, férias prêmio e licença de saúde. Não são raros os casos de servidores que trabalham doentes ou que não tiram férias prêmio porque não conseguem se sustentar só com o salário-base.

O presidente se comprometeu a estudar propostas para que concessão, aumento e diminuição das cotas GIEFS sejam melhor explicitados para todos os servidores através de publicações ou mesmo da intranet. Também disse que avaliará a possibilidade de manter o benefício para férias prêmio e licenças.

O Sind-Saúde reforça que os gestores podem até mesmo conceder benefícios, mas a reivindicação principal dos servidores é por melhoria no salário-base. Augusto concordou com essa necessidade e disse poder contar com ele para cobrar do governo a justa melhoria salarial.

Outras reivindicações

Creche: Muitos trabalhadores e trabalhadoras da Funed têm filhos e precisam de creches públicas para deixá-los, o que é um direito constitucional dos servidores. A creche da Fhemig destina pouquíssimas vagas para os filhos dos trabalhadores da Funed. A proposta, inclusive apoiada pelo presidente, é de aumento dessa creche ou talvez até a criação de uma creche para a Funed.
Auditório: A liberação do auditório para a realização das assembleias também foi um ponto discutido com a nova presidência. Augusto disse que, após terminada a reforma, é possível que esse espaço seja liberado para os trabalhadores se reunirem.
Concurso: Segundo Augusto, já foi encaminhado um ofício para a Seplag para realização imediata de concurso público. A comissão dos trabalhadores reforçou que o concurso precisa indicar carreira e garantir bons salários para evitar que novos concursados saiam rapidamente ou mesmo não assumam.

Confira abaixo algumas fotos da assembleia:

assembleia funed27_1.JPG

assembleia funed27_2.JPG