CMS-BH em pauta

Trabalhadores cobram mais clareza e democracia dentro do Conselho Municipal de Saúde de BH

reunião com secretário de saúde 3

Diante da marginalização e da hostilidade sofrida pelos trabalhadores diante os usuários da saúde, criada nestes últimos anos pela gestão do governo municipal de Belo Horizonte, que se refletiu durante a votação da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte – CMS-BH, que ocorreu ontem, 26/03, as lideranças sindicais resolveram marcar uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, na manhã desta sexta-feira, 27/03.

O objetivo da reunião foi encontrar um diálogo entre governo, usuários e trabalhadores dentro do CMS-BH para que o espaço se torne um meio democrático para a discussão e a deliberação de soluções para a saúde pública municipal.

Entende-se que existe uma construção por parte da gestão de saúde de BH para deslegitimar a participação dos trabalhadores nos espaços de controle social e, de acordo com os representantes dos trabalhadores, isso acontece há muitos anos dentro da SMS-BH, acirrando esse processo com a eleição do governo Marcio Lacerda.

Diante do impasse, ficou decidido que o secretário de saúde marcará uma reunião para a próxima semana, reunindo as lideranças do governo, trabalhadores e usuários para se discutir a construção de um código de ética e de diretrizes dentro do conselho.

Além disso, o encontro terá o objetivo de repactuar a relação entre usuários e trabalhadores e, segundo Renato Barros, é de suma importância que o governo trabalhe para que essa relação seja de cooperação e não de conflitos dentro de um espaço que existe para a garantia de melhorias da saúde no município.