CES irá realizar Seminário para debater sobre Projeto de Lei que pretende criar CMC

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais CES-MG, convida à participação ao Seminário sobre a Minuta do Projeto de Lei do Governo do Estado de Minas Gerais para criação do Centro Mineiro de Controle de Doenças, Ensino, Pesquisa e Vigilância em Saúde – CMC, o evento será na próxima quarta-feira 16/12, às 13h30 na plataforma virtual. Os trabalhadores irão debater e tomar uma posição sobre o PL que dispõe da possibilidade de fusão em uma estrutura única da Funed, ESP e Hospital Eduardo de Menezes.

A abertura será feita pelo Conselho Estadual de Saúde e logo após um representante do governo fará a apresentação do Projeto de Lei. Em seguida haverá momentos de falas dos representantes da Funed, do Hospital Eduardo de Menezes e da ESP, além das inscrições abertas para os trabalhadores.

Em Assembleia do Sind-Saúde realizada nesta sexta-feira 11/12, os trabalhadores referendaram alguns nomes que farão as intervenções representando as instituições.

Durante a assembleia os trabalhadores discutiram sobre a proposta de desmonte do Sistema Único de Saúde. Com relação ao PL CMC, o receio do corpo de servidoras e servidores é a perda de autonomia e vocação específica de cada uma das instituições, que são vinculadas à SES-MG, e de que o projeto seja encaminhado à Assembleia Legislativa à revelia de um diálogo amplo, especialmente com o CES-MG, instância de controle social da Saúde, a qual estão sujeitas de aprovação por representantes da sociedade civil, todas as ações que envolvem a Saúde no estado de Minas Gerais.

Confira abaixo a programação completa do Seminário: