Carta da aposentada Jovina:

Jovina Pereira*

Brasil, meu Brasil Brasileiro, Terra de Nosso Senhor , quem te viu e agora te vê, fica difícil de acreditar.

Tudo começou conforme a história mal contada com a chegada de Pedro Álvares Cabral, e em seguida a família Real de Portugal. Em nossas lindas e férteis terras, trazendo junto o sofrimento dos negros trazidos da África a força em navios para a escravidão, como dos índios e dos povos colonizados. Dom João Vl dá início a corrupção no Brasil e volta para Portugal, deixando os cofres do Banco do Brasil vazios. E desde 1500 os coronéis , os brancos a elite dominante, nadaram em águas cristalinas e tranqüilas, enquanto a massa escravizada penava dolorosamente a fome, as doenças, com um único direito: O de Trabalhar, Trabalhar muito e calados.

Tabalhar… trabalhar, era a sina, sem direito algum, e os coronéis sorriam, enquanto nos chicoteavam. Existia eleição dos coronéis, era chamado de voto de cabresto, voto de botina(dava um pé antes da eleição e o outro se o Coronel ganhasse). Mulher não votava, só servia para procriar, e os Coronéis queriam mais e mais escravos. E o tempo foi passando, tudo sob o controle dos Coronéis, dos grandes fazendeiros , os donos do leite e do café (Minas leite, São Paulo Café). E o pobre a Mercê de sua própria sorte, a Elite enriquecendo cada vez mais. E o Brasil, o maior em terras Contínuas e Férteis,  de solo rico em Ouro, Minerais, e o povo a morrer de várias doenças: Malária, Tuberculose, etc…, famintos, analfabetos, ignorando que tinham direito a saúde, de comer, de estudar, de participarem das riquezas, de serem felizes, e isto , o Lula conseguiu!

Após a fase do coronelismo, já bem recente, nossas vidas ficaram marcadas para sempre, pela dor, pelo luto e revolta, sofrida pela maldita revolução de 1964, liderada pelos malditos militares que cometeram atrocidades, que jamais serão esquecidas. Depois desses longos e terríveis anos, conseguimos as DIRETAS, que nos deu o direito de eleger oPresidente da Republica. Antes porém , tivemos que engolir oSARNEY, que ficou no lugar de TANCREDO que morreu. Quem não se lembra da luta para eleger o LULA? Primeiro foi aquele que se dizia ter o saco roxo do COLOR de MELO, que estorquiu o dinheiro suado dos brasileiros (Poupança), levando brasileiros ao suicídio, depois venceu as eleições o Sr. FERNANDO HENRIQUE , puxa dois Fernando, dois desastre para o Pais. Este considerado o grande intelectual, grande sociólogo, odiava os pobres e sorria diante da miséria do povo, favorecendo os grandes. A inflação alta, privatizações de nossos patrimônios, e nesta luta conseguimos ,enfim eleger  o LULA . A maior vitória acontecida neste pais, a queda da elite dominante, por um Nordestino homem do povo. Sindicalista, trabalhador, simples, humano, inteligente, capaz, em busca de justiça social. Foi difícil, usaram de difamação, traição, calúnia, de toda maldade e sujeira, tentando denegrir a sua imagem, mas não conseguiram. E nos o elegemos PRESIDENTE DA REPÚBLICA, o menino pobre de Garanhus. E ele com seu carisma, sua capacidade e inteligência, surpreendeu os seus inimigos e a todo o mundo, tornando-se elogiado por grandes e importantes países.

Agora, já não somos mais escravos do FMI, temos o direito de comer, direito ao trabalho, de comprar, passear, sonhar de ser felizes. O Nordestino não precisa de ir para São Paulo a procura de trabalho, os velhinhos e as crianças nordestinas não precisam de comer raízes e passarem sede; agora eles comem, tem energia elétrica, telefone, direito a vida, a saúde. E depois disto tudo, a elite ávida por recuperarem o poder estão usando de todas as artimanhas. Não queremos mais passar fome, ficar desempregado, doentes, tristes e amargurados. Agora sabemos que também temos o direito a vida, saúde, estudo e trabalhar, não queremos mais o monstro da inflação. Hoje o Brasil cresce e é destaque Mundial.

CUIDADO!!! O Serra representa este Monstro, ele representa o passado negro, representa a ELITE dominante, ele se faz de Lobo vestido de Cordeiro.

Queremos DILMA Cá e ele Lá… Bem longe da gente.

DEUS nos livre dele.

Jovina Pereira é aposentada do Hospital João XXIII, ex-diretora do Sind-Saúde/MG e atual coordenadora da Secretaria do Aposentado