Assembleia Bambuí

Visita do Sind-Saúde à Bambuí discute problemas e soluções para Casa de Saúde São Francisco de Assis

19 Bambui

A diretoria do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG) esteve em Bambuí nesta quarta-feira (19) para realizar Assembleia com os servidores da Casa de Saúde São Francisco de Assis. Estava em pauta questões como a Giefs, Organizações Sociais (OS) na Fhemig, Ajuda de custo/Alimentação, assédio moral, dentre outros. Pela manhã, o Sindicato reuniu com o diretor da unidade. O credenciamento de 50 leitos de retaguarda no hospital garantirá o envio do benefício financeiro pelo Ministério da Saúde que já publicou a Portaria. O Sindicato cobrou que este recurso seja usado para resolver a série de reivindicações de melhorias que os trabalhadores e usuários apontam. Uma reunião na Fhemig está agendada para a próxima segunda-feira (23) para tratar dos assuntos discutidos com os trabalhadores.

Durante a assembleia, os servidores denunciaram os leitos vagos, avaliações de desempenho realizadas sem comissão publicada, desvios de funções na unidade e a não concessão de férias prêmio para o setor da enfermagem. Em reunião com o Sind-Saúde, o diretor da unidade Fabrício Giarola Oliveira também mostra preocupação com a falta de pessoal. Ele afirma que existe um déficit de 62% na força de trabalho, sendo a maioria na enfermagem.

19 Bambui0


Veja os demais pontos discutidos:


Organizações Sociais
O Sindicato relatou a luta que tem sido feita contra a entrega da gestão da Fhemig para a iniciativa privada. A plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), instância deliberativa de políticas públicas em saúde, não aprovou a implementação de OS e nenhum formato de privatização na saúde em Minas Gerais. O Sindicato alerta que com a publicação no Diário Oficial de Minas Gerais dessa Resolução 64 de outubro de 2019, o CES define a não discussão de OS na Fhemig.


Ajuda/vale-alimentação
Os diretores sindicais fizeram um histórico da luta do Sindicato para garantir o vale alimentação por ser um direito do trabalhador, o que não ocorre com a ajuda de custo que é uma recomendação baseada em metas a serem cumpridas e definidas pela gestão através de resolução. O Sindicato reforçou que no Decreto não permite a incorporação da ajuda de custo, além da perda financeira decorrente de tal ação.
Foi informado que o Sind-Saúde já solicitou ao governo Zema a manutenção da ajuda/vale alimentação quando da publicação da Resolução agora em dezembro para garantir esse benefício.

Os diretores reforçaram também a necessidade da publicação em dezembro de 2019 para garantir a manutenção da ajuda para o ano seguinte. Esclareceu que não há transparência na publicação do cumprimento das metas e isso fragiliza ainda mais a permanência da ajuda.


Giefs
Sobre a produtividade das unidades, foi reforçado que o valor tem correlação com avaliação de desempenho individual e do próprio setor pelo cumprimento das metas. Pela portaria, 70% é direcionado à Fhemig e dos 30% restante há pagamento de plantão estratégico, pago quase que prioritariamente para a categoria médica.

Os diretores exemplificaram o enfrentamento da dengue quando o Sindicato conseguiu plantão estratégico para a enfermagem. O Sindicato mantém a ação na Justiça acerca da Giefs nas férias e 13.

Assédio moral
Foi relatado um aumento do número de casos de assédio moral na rede FHEMIG. Um dos casos da Casa de Saúde Santa Isabel (CSSI) culminou com o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) expedido pela Justiça contra a Fhemig. A possibilidade é de pagamento de multa que será direcionado para um fundo de amparo ao trabalhador caso haja descumprimento ou ocorram mais casos.

Acesso à unidade
Uma outra reclamação constante é a precariedade da via de acesso à unidade. Segundo o diretor, todo ano busca meios para tapar os buracos e melhorar a estrada, porém a responsabilidade é da administração municipal, o que dificulta a solução. O prefeito informa já ter enviado um ofício ao DER para o processo de transferência de autonomia para a esfera estadual.

19 Bambui2

A assessora do deputado André Quintão, Dorian Vaz, esteve presente na reunião com o diretor da unidade para tentar ajudar no encaminhamento. Também foi discutida a necessidade de melhorias no interior da unidade, o que é possível com emendas parlamentares.

Superindividados
A diretora do Sind-Saúde Núbia Dias fez a apresentação sobre o Programa de Apoio aos Superendividados (PAS), uma iniciativa do Sind-Saúde em parceria com o Procon Assembleia. A diretora explicou o objetivo do Programa e a forma de ingresso.

Para participar do Programa é necessário se cadastrar no site (clique aqui) e participar da oficina de educação financeira. A segunda turma finalizou o encontro na última semana e novas turmas deverão ser abertas em breve. Acompanhe pelo site.


19 Bambui1