Assédio Moral

CUT/MG realiza I Seminário sobre Assédio Moral no dia 13 de setembro com participação de Margarida Barreto, maior autoridade brasileira sobre o tema

programacao seminario assedio cutminas

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG) realizará, no dia 13 de setembro, o I Seminário Sobre Assédio Moral, no Auditório do Sindieletro/MG  – rua Mucuri, 271, Bairro Floresta, em Belo Horizonte -, que é voltado a todos os trabalhadores e trabalhadoras CUTistas. Dentre os palestrantes do evento estarão Margarida Barreto, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), maior autoridade brasileira sobre as temáticas relacionadas ao assédio moral. Serão apresentadas e debatidas, também, experiências sindicais de várias entidades.

O objetivo do Seminário é analisar e discutir as relações de trabalho na iniciativa privada e no serviço público de forma a compreendermos os conflitos e identificarmos os casos que são de assédio moral. É também uma oportunidade de trocar experiências sindicais sobre o combate aos vários tipos de assédio no âmbito trabalhista.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cutmg@cutmg.org.br ou no Seminário.

O que é assédio moral?

Dentre as situações de violência no trabalho, o assédio moral pode ser entendido como uma forma extrema de violência psicológica e tem despertado grande preocupação e interesse por parte de pesquisadores, profissionais da área da saúde e do direito, dos sindicatos, dos trabalhadores e de empresas, tendo em vista a forma sutil com que se apresenta e suas graves consequências para os trabalhadores, o ambiente de trabalho e a sociedade.

São vários os entendimentos sobre a definição de assédio moral no trabalho, também conhecido como violência moral. A compreensão deste fenômeno passa pela identificação de aspectos organizacionais e de valores relacionados ao trabalho.

8h30 – Credenciamento/Abertura

9h – Palestra principal: professora Margarida Barreto