Ameaça! Prédio do CMT pode ir para setor privado

Confirmada a tentativa de transferência do prédio do CMT para o setor privado

Neuza 3 - fica esta CMT

Diretores do Sind-Saúde participaram hoje (29/06) de reunião extraordinária convocada pelo Conselho de Saúde do Hospital João Paulo II (antigo CGP). Trabalhadores e o controle social querem impedir que o governo transfira o prédio do Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), anexo ao prédio do Hospital, para o setor privado.

O Sind-Saúde protestou denunciando que não é desta forma que a crise da saúde será resolvida – entregando o patrimônio público e a responsabilidade pela assistência à saúde, que é do estado, para o setor privado.

Ao final da reunião, por meio de votação dos conselheiros do controle social do Hospital, foi elaborada moção de repúdio contrária à transferência do prédio do CMT para a iniciativa privada em detrimento do interesse público.

Por meio de deliberação do Conselho de Saúde local, também ficou decidido que será enviado ofício ao Conselho Curador e à presidência da Fhemig visando impedir a privatização. O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG) também enviará ofício às mesmas entidades exigindo que a transferência do prédio do CMT para a gestão privada seja suspensa.

O Sind-Saúde acrescentou que convocará os trabalhadores das duas unidades (CGP e CMT) para reunião com o objetivo de mobilizar a todos para a luta em defesa do Hospital. Para o Sindicato, a transferência é indiscutível.

Os conselhos deram prazo de 15 dias, a contar de hoje, para receber a resposta do governo aos ofícios. Cinco dias após o recebimento do retorno da gestão da Fhemig, nova reunião extraordinária será convocada para que a destinação do prédio do CMT seja novamente discutida.