Abandono da saúde em Betim

Durante visita, Sindicato e parlamentares encontram hospitais abandonados e pacientes em estado de calamidade

Foto visita 8    Foto visita 1.1  Foto visita 2.2

Falta de medicamentos e de profissionais, unidades lotadas, estrutura precária e sofrimento dos pacientes, esses são alguns dos problemas encontrados durante visita nas unidades de saúde do município realizada pelo Sind-Saúde/Betim. Essas visitas foram deliberadas pelos trabalhadores na greve da saúde de 2015, onde foi denunciado o descaso que o SUS de Betim está vivendo.
Na manhã desta quinta-feira, 10/09, o sindicato, acompanhado pelo deputado estadual Jean Freire e pelo Vereador da Câmara Municipal de Betim Antônio Carlos, visitou o Hospital Público Regional/Betim Osvaldo Rezende Franco e a Unidade de Atendimento Imediato (UAI) 7 de Setembro.
Durante a visita ao Hospital Regional, os parlamentares tiveram a chance de ver de perto a situação precária que a população Foto visita 3.3de Betim enfrenta quando precisa de um atendimento em saúde. Todas as alas estão lotadas e os pacientes ficam até três meses internados aguardando uma cirurgia.
Esse é o caso de Renato Moreira Silva, 28 anos. Ele sofreu um acidente de moto no dia 29 de julho, onde fraturou o fêmur. Desde então, ele aguarda pela cirurgia, mas sem nenhuma previsão. De acordo com Maria Ronilda, que acompanha o paciente no Pronto Socorro, a direção do hospital informou que o equipamento necessário para a cirurgia de Renato está danificado. Maria Ronilda disse ainda que durante todo esse tempo nada foi feito para resolver o problema.
O deputado estadual Jean Freire ficou alarmado com a situação do Pronto Socorro. Devido a superlotação, muitos pacientes são atendidos nos próprios corredores. “Não é aceitável que a população tenha que passar por todas essas dificuldades. Falta até banheiro para os pacientes internados”, denunciou o deputado.
Para o vereador Antônio Carlos, a saúde em Betim está um caos. Ele lamenta o abandono em que a saúde do município se encontra. De acordo com o parlamentar, a fila para uma cirurgia é imensa. Ele acusa a gestão de retardar os diagnósticos de doenças, como o câncer, para diminuir a carga de cirurgias no município, colocando em risco a vida dos usuários.
O Sind-Saúde/Betim já denunciou a precarização da saúde do município ao Conselho Regional de Enfermagem e ao Ministério Público que tem feito uma série de apurações sobre as condições oferecidas aos trabalhadores e usuários.
Além do Hospital Regional e da UAI, o Sind-Saúde/Betim também pretende visitar todos os demais unidades de atendimento à saúde da população da cidade. Após concluída a visitação, o deputado Jean Freire confirmou que convocará uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para expor a situação e exigir das autoridades uma solução imediata.

Cadê a direção do hospital Regional?
Ninguém da gestão do hospital regional apareceu para dar explicações sobre a situação do hospital

Foto visita 4.1

Foto visita 5.1

Durante a visita ao Hospital Regional de Betim, não foi encontrado ninguém da gestão  para acompanhar os parlamentares. Assim que os representas do legislativo e do Sindicato entram no pronto socorro, a polícia militar foi imediatamente chamada para inibir a visita. A direção, que deveria estar no hospital, em momento nenhum apareceu para esclarecer o constragimento.

De acordo com o vereador Antônio Carlos, enquanto a população sofre com a situação precária em que a unidade se encontra, a direção do hospital sequer aparece para cumprir o seu dever. Durante a visita, muitos pacientes e acompanhantes abordaram os políticos para denunciar alguma irregularidade dentro do hospital.
O Sind-Saúde/Betim há meses vem denunciando o descaso do prefeito Carlaile com a saúde do município. Além da falta de medicamentos essenciais para o atendimento dos pacientes, as unidades de saúde não oferecem estrutura mínima para que os trabalhadores desempenhem suas atividades.

Comissão é Barrada na UAI 7 de Setembro

O Secretario de Saúde Rasível dos Reis emitiu comunicado com a ordem de proibição da entrada da entidade sindical e dos parlamentares

Foto visita 6.1Logo após a visita porposta pelo Sind-Saúde/Betim no Hospital Regional de Betim, a equipe do Prefeito Carlaile emitiu um comunicado à todas as unidades de saúde do município, proibindo que o vereador Antônio Carlos e o deputado Jean Freire tivessem acesso as outras unidades  de saúde.

Desse modo, assim que o Sind-Saúde e parlamentares chegaram à UAI 7 de Setembro, foi comunicado pela gestão da unidade que não seria permitida a entrada. O deputado Jean Freire rechaçou a decisão. “Se a gestão não quer permitir que tenhamos acesso às unidades de saúde é porque problemas graves existem e eles querem esconder”, pontuou o deputado.
O vereador Antônio Carlos alega que essa é a segunda vez que ele é barrado pela gestão. Ele ainda entende como uma violação grave restringir a entrada de um deputado estadual, médico e membro da comissão de saúde da ALMG, a uma unidade de saúde.Foto visita 7“O que foi feito aqui foi um total desrespeito à constituição, que garante que o papel do parlamentar, sendo ele deputado ou vereador, é fiscalizar” concluiu o vereador. Após a proibição da entrada  à UAI 7 de Setembro, o deputado Jean Freire acionou a Polícia Militar e fez um boletim de ocorrência para denunciar o ocorrido.
O Sind-Saúde/Betim continuará a visitar as unidades de saúde e denunciar aos órgãos competentes e à população a situação da saúde de Betim. Em defesa do SUS público e de qualidade para todos!!!