9/6: ACS em luta

Sind-Saúde participa de atividades em defesa dos Agentes em Brasília

brasilia

O momento é de luta e os Agentes Comunitário de Saúde (ACSs) tem uma grande batalha pela frente: barrar as portarias 958 e 959, que podem significar a extinção do cargo na Saúde da Família. Para somar nessa frente, o Sind-Saúde/MG organizou a ida de uma caravana mineira para o ato nacional em Brasília que acontece nesta quinta-feira(9/6). O ônibus saiu de Montes Claros e  mobiliza a categoria para o ato nacional em defesa dos agentes.

A manifestação dos agentes irá marcar a audiência pública na Comissão de Seguirdade Social que ocorre na Câmara dos Deputados nesta quinta. ACSs de todo o Brasil estarão lá para pressionar os deputados e o Ministério da Saúde para revogue as portarias.

Uma jornada de mobilizações também ocorre fora da capital federal para chamar a atenção da população sobre o tema. Em Belo Horizonte, os agentes irão se reunir na ocupação do prédio do Ministério da Saúde, no centro da capital.

Saiba mais sobre os atos e o risco das portarias:

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) fazem mobilização para garantir permanência no Saúde da Família

Ataque aos ACS