30 horas para enfermagem: Projeto é aprovado em Comissão e espera votação em Plenário

Acabou de ser aprovado por unanimidade , pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o parecer sobre o PL 2295/2000, que fixa a jornada de trabalho em seis horas diárias e trinta horas semanais.

A enfermagem é constituída por aproximadamente 1.300.000 trabalhadores, (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem) na sua grande maioria mulheres e que, não obstante a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) a jornada de seis horas diárias e 30 semanais, ainda é submetida a escalas desgastantes de 40 horas semanais, o que não ocorre com os demais trabalhadores da saúde que já têm regulamentação em 30 horas.

A presidente da entidade, Nelci Dias, comemora mais esta etapa vencida pelos enfermeiros(as). “É uma luta justa, antiga e que beneficiará toda a categoria”, diz ela.

O projeto segue, agora, para votação no Plenário e depende do Presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB), para entrar em caráter de urgência na pauta de votação.

A CNTSS/CUT convoca a todos os enfermeiros(as) para pressionarem o parlamentar para que o projeto seja aprovado o mais rápido possível.

Anotem o e-mail do Presidente da Câmara deputado Michel Temer :
e-mail: dep.micheltemer@camara.gov.br.

Fonte: CNTSS