21 de abril, Dia de Tiradentes, ações coletivas contrapõe ato do governo

A Inconfidência Mineira, símbolo de resistência, inspira os movimentos sindicais e sociais. O Sind-Saúde unifica ações, com a Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG) e o Sind-UTE no dia 21 de abril, provavelmente, em São João del Rei. Os sindicatos e a Central vão contrapor a festa do Governo Estadual, que acontece em Ouro Preto, e criar um novo fato político.

As ações foram organizadas pela CUT/MG na reunião da central que ocorreu no dia 13 de abril, na sede do Sindsep/MG, no Centro de Belo Horizonte. Os dirigentes da CUT/MG definiram, principalmente, as programações do Dia de Tiradentes, 21 de abril, e do Dia Mundial dos Trabalhadores, 1º de Maio, datas que terão ações conjuntas com as outras centrais, atos da própria CUT e dos sindicatos filiados.

Calendário de lutas

No dia 20 de abril a CUT/MG realiza ato unificado com demais centrais sindicais, visando o fortalecimento das ações do dia de Tiradentes.

Para organizar as ações do dia 1º de maio, dia do trabalhador, as centrais se unem novamente, no dia 30, para lançar a proposta de Piso Salarial Regional, que já existe como lei em São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

No dia 1º de Maio, além dos atos pelo Dia do Trabalhador, vai haver encontro para debater a Plataforma da Classe Trabalhadora, construída pela CUT.

No dia 31 de maio, acontece o Encontro Nacional da Coordenação dos Movimentos Sociais, em São Paulo.

Em 1º de junho, as centrais sindicais pretendem levar mais de 40 mil pessoas ao estádio do Pacaembu, na capital paulista, para a Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora.