07 de abril: Dia Mundial da Saúde

O Sind-Saúde aproveita o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril, para cobrar dos gestores e governos uma atenção especial aos trabalhadores da saúde, que são quem constroem e fazem a saúde pública funcionar.

Com a aprovação da Emenda Constitucional 29 – que obriga Estados e municípios a investir um mínimo em saúde –, haverá mais recursos para se investir em saúde e, portanto, nos servidores. O Sindicato reivindica que os Estados e municípios de fato cumpram essa obrigação e que a União amplie seu investimento em saúde para 10% do PIB.

Para que os serviços de saúde sejam prestados com qualidade, é fundamental que todos os profissionais da saúde sejam respeitados, reconhecidos e, sobretudo, valorizados. E, para isso, os gestores devem ouvir os servidores, ocupar cargos de confiança preferencialmente com servidor de carreira, pagar todos os adicionais e benefícios de direito, praticar salários justos, submetê-los a jornadas de trabalho menos penosas e garantir condições adequadas de trabalho.

A propósito, a criação de um Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) justo, que indique aos servidores perspectivas de evolução na carreira é uma das principais reivindicações do Sind-Saúde em sua Campanha Salarial 2012.

O serviço na área da saúde, por ser muito desgastante e de muita responsabilidade, exige muito empenho e atenção dos servidores. Mesmo com sobrecarga de trabalho, falta de materiais e más condições de trabalho, os trabalhadores fazem de tudo para que a população tenha uma saúde de qualidade. Se houver as condições adequadas, certamente o serviço prestado será ainda melhor, e toda a sociedade ganhará mais eficiência, atenção e eficácia nos atendimentos.