Vitória em Perdões

Câmara aprova lei que regulariza agentes de saúde

11 Perdoes Votação Agentes 02

Os vereadores de Perdões aprovaram nesta sexta-feira (11/10) o projeto de lei que regulariza o vínculo dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Comunitário de Saúde (ACS) da cidade. Os trabalhadores foram à casa legislativa para acompanhar a votação. Segundo a diretora do Sind-Saúde e ACS na cidade, os trabalhadores ficam em clima festivo e eufóricos com a conquista.

Para ela, esse momento sinaliza para uma esperança na vida desses trabalhadores. “É uma grande conquista! Isso nos dá estabilidade e certeza do futuro”, comemora Viviane. A única alteração feita no projeto de lei refere-se à aposentadoria que será mantida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

11 Perdoes Votação Agentes 01

Em agosto, o Sindicato Único dos Trabalhadores (Sind-Saúde/MG) esteve na Câmara Municipal para sensibilizar e esclarecer os vereadores sobre a importância da regularização do vínculo dos agentes. Essa é uma vitória dos ACS e ACE da cidade, mas também de toda a luta por valorização da categoria no Brasil.

O resultado dessa vitória fez a diretora do Sind-Saúde/MG Lionete Pires relembrar a trajetória de luta e mobilização que se deu em Minas Gerais. “Quando tomei conhecimento da legislação que regulariza o vinculo dos agentes há uns 10 anos, comecei a estudar e trabalhar com o jurídico um formato para que a legislação fosse cumprida nos municípios. Eu vi que ali tinha uma oportunidade de transformar a vida dos trabalhadores, da família dos trabalhadores e da própria comunidade. E isso para mim foi um projeto dentro da luta sindical. Sinto que falta muito a ser feito, mas já é uma conquista fazer valer o direito destes trabalhadores. Tem sido emocionante” reflete sobre a comemoração de hoje.

11 Perdoes Votação Agentes 03