Sob intervenção do Sind-Saúde, servidores do HGV são realocados em seus cargos

Foi publicado nesta quinta (03/12) no Diário Oficial de Minas Gerais, o retorno de 32 trabalhadores para a unidade do Hospital Galba Veloso. O Sind-Saúde havia feito uma reunião no dia 4 de novembro referente à lotação de 62 servidores com o intuito do seu retorno ao Hospital Galba Velloso.

Foi critério a abertura da possibilidade de remanejamento dos servidores para o Galba daqueles hospitais que tem processo de chamamento autorizado (referência COVID), ou seja, hospitais que já tem vaga aprovada pelo Estado, não gerando déficit nestes hospitais, e foram atendidos em 30%. Outro critério foram os outros hospitais que puderam fazer contratação de emergência, também com referência a COVID-19, priorizaram o retorno dos servidores para o Galba Velloso. Foram atendidos servidores administrativos e assistenciais, contemplando todas as funções solicitadas pela relação. Os servidores do Galba que estão lotados no Hospital João XXIII, por não serem referência do COVID-19, não participaram do critério de retorno ao Galba. Isso ocorre com o objetivo de não provocar a desassistência no João XXIII, sendo que aqueles que comprovarem alto grau de sofrimento nas atuais funções terão prioridade e uma gestão da comissão para acolhê-los e estudar a possibilidade de retorno ao Hospital Galba Velloso.

O Sindicato teve um importante papel de intermediar as solicitações e soluções dos servidores da saúde com FHEMIG e Seplag. Pois desde o fechamento do Hospital Galba Velloso para a reforma e mudança da sua especialidade de psiquiatria para hospital geral, no início de abril, que o Sind-Saúde e a comissão de trabalhadores denunciaram diversos problemas.