Servidores acompanharão CONES

Prazo do governo acaba, mas definição sobre reivindicações é empurrada para política remuneratória

Reunião site

Os trinta dias pedidos pelo governo estadual para apresentar proposta às reivindicações dos trabalhadores da saúde venceu no dia 31 de julho sem atender as principais demandas dos trabalhadores da saúde de Minas Gerais. De maneira irresponsável, o governo apresentou na reunião desta quinta (31) respostas que em sua maioria são de origem técnico-administrativas. Os pontos principais apontados pelos trabalhadores, como a revisão da carreira e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, será apresentada na política remuneratória. Os servidores da saúde, que arrancaram o calendário de negociações após greve de 18 dias, decidiram em Assembleia Geral que irão acompanhar de perto a próxima reunião do Comitê de Negociação Sindical (CONES) que acontecerá no dia 26 de agosto na Cidade Administrativa (CAMG). O governo joga para o CONES a responsabilidade de definir a mudança do plano de carreira. Por este motivo, os trabalhadores da saúde terão nova assembleia geral com indicativo para retorno do movimento paredista na mesma data na CAMG.

A assembleia geral ocorrida na manhã desta sexta (01) no pátio da ALMG definiu ainda que a mobilização nos locais de trabalho será mantida. Durante a assembleia, o Sind-Saúde refez para a categoria o histórico das reuniões com o governo que não apresentaram nada de concreto sobre as reivindicações prioritárias.

Dentre as pautas atendidas, estão o reajuste do vale alimentação de R$10,00 para R$15,00  para SES, ESP e Hemominas e a atualização do vale-transporte conforme lei federal na SES.

Representando o governo na reunião que não apresentou avanços estavam o secretário de saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, o secretário-adjunto Wagner Ferreira, o chefe de gabinete da SES, Gilberto José Rezende dos Santos, o superintendente de gestão de pessoas, Renato Raso, o presidente da Fhemig, Antono Carlos Martins, o presidente da Funed, Francisco Tavares, a presidente da Hemominas, Junia Guimarães, o diretor-geral da Escola de Saúde Pública (ESP-MG), Rubensmidt Riani e a subsecretária de gestão de pessoas da Seplag, Fernanda Neves.

Mobilizar para conquistar

ASSEMBLEIA GERAL DA SAÚDE