Sem respostas do governo sobre vacinação, trabalhadores da HBH protestam mais uma vez

Na manhã desta quarta-feira, 03/03, os trabalhadores da Fundação Hemominas em Belo Horizonte, protestaram na porta da unidade, pelo segundo dia consecutivo. Conforme alegação dos próprios trabalhadores, o movimento persistirá até que se tenha resposta formal do Governo Estadual sobre a vacinação dos servidores.

O HBH é o único hemocentro da Fundação Hemominas que não vacinou seus trabalhadores. Algumas unidades da Hemominas, como Patos de Minas, Uberlândia e Juiz de Fora, foram vacinadas por ações das prefeituras. A revolta dos servidores do HBH aumenta em meio a novos casos de COVID-19 entre os funcionários da unidade.

DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 3.319, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2021
Todos os funcionários devem receber a vacina, não pode ser excludente, segue art. 2º:
Art. 2º – Conforme disposto no anexo II do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, é considerado grupo de trabalhadores de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. § 1º – O grupo de que trata o caput deste artigo compreende tanto os profissionais da saúde, como 5 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE por exemplo: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como por exemplo os recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, entre outros que trabalham nas unidades/serviços de saúde.

Veja mais: Sem previsão de serem vacinados, servidores da Hemominas param as atividades por uma hora na unidade