Sem data para direitos

Trabalhadores cobram respostas da prefeitura de Vespasiano


09-11 Sem Datas para Direitos


A direção do Núcleo e a comissão de trabalhadores de Vespasiano, estiveram reunidos na última terça-feira (03/09), com os representantes da gestão municipal, o secretário de Saúde, Luís Felipe Caram; o procurador, Marcos Vinicius Viana; a secretária de Administração, Patrícia Flavia Maciera e a Coordenadora de Atenção Básica, Marielle Silva Costa.

A pauta dos trabalhadores da saúde é antiga e desde o início do mandato tem sido feita negociação. No entanto, a gestão se nega a dar previsões ou uma posição mais clara sobre o tema. Para coordenadora de Assuntos do Interior do Sind-Saúde Lionete Pires, a administração municipal não resolve nada, “é só descumprimento de direitos, parece ter gato que enrola os fios do entendimento e uns ratos que roem as propostas entregues a gestão, isto precisa mudar urgente” afirmou Lionete.

Dentre as pautas entregues, a secretária de administração alega estar fazendo estudo do impacto financeiro para que seja implementado o Vale refeição, e que ele será pago não só para os servidores da saúde, mas para todos os trabalhadores da prefeitura. Apesar disso, a prefeitura ainda não apresentou um cronograma.

Outro ponto discutido foi com relação ao adicional de insalubridade, a administração informou que foi renovado o contrato com a empresa que irá fazer a perícia e o mapa de risco para conclusão de laudo. Fato que é urgente a ser solucionado, pois prejudica os trabalhadores, que além de ficar sem receber ainda não têm equipamento de proteção individual. Além disso, foi acatada a proposta de projeto de instalação da Casa do Trabalhador, onde terão serviços de assistência à saúde, contando com o auxílio de médicos, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Outras demandas como o pagamento de férias que não estão sendo pagas e o pagamento de 20% do adicional de produtividade dos técnicos de laboratório e psicologia também foram cobrados, e a secretaria de administração municipal se comprometeu a pagar, embora mais uma vez não tenham estabelecido um prazo ou apresentado um cronograma.

São pautas importantes e emergentes para o município, que afetam diretamente na vida de inúmeros trabalhadores da saúde há algum tempo. Os pagamentos de férias, adicionais e os Vales Refeição e Transporte são direitos do trabalhador, que devem ser assegurados pela administração para que as condições de trabalho sejam melhores e mais dignas.

Os trabalhadores de Vespasiano clamam por respostas, pois não aguentam mais a falta de comprometimento da prefeitura na resolutividade dessas pautas tão importantes para os servidores. A administração precisa se pronunciar e estabelecer junto à classe trabalhadora, uma previsão de prazo para o cumprimento dos direitos.