SAMU Macro Norte URGENTE!

Sind-Saúde intercede e governo anuncia repasse ao Cisrun na tarde de sexta-feira, 09

aviso urgente

A sub-secretária de gestão regional Márcia Faria Moraes Silva entrou em contato com o Sind-Saúde na tarde de sexta, 09/09, informando que a Secretaria de Estado da Fazenda faria o repasse do recurso federal no valor de R$ 1,3 milhão para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) no final do dia.

A diretora do Cisrun, Kelly Cristina de Moura Lacerda, comunicou o Sindicato, já no início da noite, que o valor repassado dará para pagar a folha de pagamento hoje, egunda-feira, 12/09, mas não cobrirá o pagamento do vale-alimentação.

O Sindicato lamenta que o secretário de estado da saúde não seja o gestor do Sistema Estadual de Saúde e tenha de andar de pires na mão para obter recursos que estão no caixa único do estado e não no Fundo Estadual de Saúde. O Sind-Saúde também deverá acionar o Ministério Público para fazer cumprir a lei 8080, art. 9º que determina que o secretário de estado de saúde seja o gestor dos recursos da saúde.

Na sexta-feira, o Sind-Saúde tomou conhecimento do atraso do repasse, por parte do governo, dos recursos para o Cisrun. Ao mesmo tempo, o Sindicato também recebia uma série de denúncias sobre o atraso do pagamento dos trabalhadores do Samu de toda a região Macro Norte.

Imediatamente, o Sindicato enviou ofício comunicando o problema ao secretário de estado de saúde, Sávio Souza Cruz e à sub-secretária de gestão regional Márcia Faria Moraes Silva, cobrando prioridade no repasse do recurso ao Cisrun. O Sindicato também pediu apoio ao Conselho Estadual de Saúde para agilizar o procedimento no repasse de recursos por ser inadmissível atrasar salário de trabalhador.

O Sind-Saúde defende prioritariamente o repasse imediato do recurso para pagamento dos servidores do Samu de toda Região Macro Norte uma vez que que estamos tratando de profissionais que cuidam e salvam vidas e precisam de tranquilidade para exercício de sua função pública.