Reunião MOV

Trabalhadores da MOV pedem resolução

Na tarde desta terça-feira (11/04) foi realizada reunião com o diretor Francisco da Maternidade Odete Valadares para tratar de pautas pontuais dos servidores e servidoras. Contudo, o diretor se predispôs a conversar apenas com a diretoria do Sind-saúde sem a presença da categoria.

lad a

lad B

O primeiro ponto discutido foi à medida que orienta os trabalhadores a usarem uma placa no pescoço, com os dizeres: “Aguarde! Manuseando medicação” além de outras, de acordo com o  diretor o protocolo tem como objetivo evitar acidentes no momento da execução das atividades, salientando ser uma norma do Ministério da Saúde a todas as maternidades do país, sendo prontamente questionado pelos diretores do Sindicato que dizem não haver esta norma em nenhuma outra maternidade. Os diretores do Sindicato alertaram o gestor que existem outras formas legais de prevenir os acidentes que não exponha o trabalhador

placa

O gestor alegou não ver nenhum constrangimento no uso das placas e que esta e outras medidas foram discutidas com o colegiado da diretoria da unidade, para que pudesse ser implantadas, o Sind-saúde não vê como tais ações estão sendo tomadas sem a presença do trabalhador, principalmente no que diz respeito a prevenções de acidentes e que portanto o que é necessário é uma verdadeira política de saúde do trabalhador e uma educação continuada.

Outra questão discutida foi o remanejamento de pessoal para setores em déficit de RH,  e que segundo as denuncias dos trabalhadores todo o remanejamento é feito sem aviso prévio. O diretor contrapôs que a lei de responsabilidade fiscal tem impedido que a unidade reponha um conjunto de trabalhadores, logo é preciso pensar dimensionamentos internos, o Sind-sáude rebateu que a falta de pessoal não é de responsabilidade do servidor e sim do Governo do Estado de Minas Gerai e da gestão da FHEMIG, ainda orientando o gestor que neste caso não está se tratado de dimensionamento e sim de remanejamento que é totalmente diferente.

Havia outras pautas a serem discutidas, mas o diretor pôs fim  a reunião com os diretores do Sind-saúde. A diretoria do sindicato deu continuidade à reunião junto aos trabalhadores (que estavam a espera do lado de fora ) para repassar a categoria, o que foi discutido na reunião, já que foram impedidos pelo diretor de participarem. Em seguida, o Sind-saúde fez uma reunião do lado de fora da unidade com a categoria , informando-os o resultado da reunião com o gestor, logo após os servidores propuseram os seguintes encaminhamentos: levar a toda a situação da unidade a Mesa de Negociação do SUS e convocar uma  paralização geral não só na Odete Valadares como também em toda Rede FHEMIG.

Além de exigirem a saída imediata de toda a gestão da unidade principalmente do diretor geral, diante da forma autoritária e intransigente no trato com os servidores lotados na unidade que acima de tudo exigem respeito.

MOVtr

Ainda durante a reunião com os trabalhadores foi  denunciado pela categoria que houve um curso de capacitação em Porto Alegre havendo participação de maior parte da gestão da unidade e que tal evento não foi divulgado ente a categoria e que a unidade hospitalar ficou praticamente sem gestores, cabendo a eles resolver todas as questões, causando indignação a não divulgação do curso assim como também não foram informados do resultado deste encontro.